A Symetrix Corporation, empresa de tecnologia com sede no Colorado (EUA) e que tem entre seus sócios um brasileiro, anuncia nesta quinta-feira (17/1) a instalação de uma fábrica de semicondutores no Rio de Janeiro, com investimentos previstos de US$ 1 bilhão. A informação é do governo do Rio de Janeiro em nota divulgada na quarta-feira.
Segundo o comunicado, o protocolo de intenções será assinado, às 12 horas, no Palácio das Laranjeiras, pelo governador Sérgio Cabral, pelo presidente da Symetrix do Brasil, Marcelo José Pimentel Teixeira, e pelo presidente da Symetrix Corporation, Gregory Boyd Jones.
Será a primeira fábrica de semicondutores a ser instalada na América do Sul. O empreendimento estava sendo disputado pelos Estados do Rio, São Paulo e Pernambuco. A construção no Brasil, segundo Teixeira, é um projeto que vem sendo estudado há quatro anos, mas a decisão só foi tomada depois da edição de um decreto presidencial, em outubro do ano passado, que isenta as fábricas de semicondutores de todos os impostos federais, inclusive de Imposto de Renda.
A fábrica terá 700 funcionários e vai produzir cartões inteligentes (smart cards), que poderão ser usados como cartões de planos de saúde, de fidelidade e de acesso a redes de computadores e em carteiras de motorista e de estudante, por exemplo.