A VMware, pertencente a EMC e criadora do software de virtualização mais conhecido do mercado, anunciou nesta quarta-feira (16/1) a compra da empresa de aplicativos de virtualização Thinstall. Os detalhes financeiros da transação não foram revelados e a expectativa é que, após os procedimentos de praxe para aprovação do negócio, seja concluída ainda neste trimestre.
A aquisição, segundo a empresa, faz parte da estratégia para expandir a sua participação no segmento de virtualização de desktops. "A terceira geração da solução da Thinstall oferece a melhor abordagem tecnológica para o mercado de aplicações de virtualização, permitindo a entrega mais rápida, fácil e segura de aplicativos de software para desktops. O acréscimo dos softwares da empresa ao nosso portfólio irá nos ajudar a oferecer a melhor relação custo-benefício e uma maior flexibilidade de ferramentas para o provisionamento de desktops", disse Jeff Jennings, vice-presidente de produtos e soluções de desktop da VMware.
A tecnologia da Thinstall, segundo ele, facilita a portabilidade de aplicações em ambientes de desktop, elimina a necessidade de software pré-instalado no PC, físico ou virtual, e não exige nenhuma nova implantação de infra-estrutura ou ferramenta de gerenciamento.
Fundada em 1999, a Thinstall possui mais de 600 clientes em todo o mundo nos segmentos de governo, comércio e indústria, os quais, segundo cálculos da empresa, têm implantado aplicações virtualizadas em mais de 1 milhão de computadores.
A VMware também anunciou nesta terça-feira a aquisição dos ativos remanescentes da Foedus, fornecedora de produtos e serviços para infra-estrutura de virtualização, que teve os ativos da divisão de vendas e marketing adquirida no início deste mês pela GreenPages Tecnologia, consultoria de soluções TI que mantém parceria com a VMware. A compra, segundo a VMware, tem como objetivo a expansão de sua unidade de serviços de virtualização de aplicativos e desktops.