Circuit City declara falência e inicia queima de estoques

0

A Circuit City, segunda maior rede de varejo de eletrônicos dos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira, 16, o encerramento de suas operações, o que marca a primeira falência nesse setor no mercado americano. A empresa, que havia feito um pedido de proteção judicial contra falência em novembro do ano passado, não conseguiu superar as dificuldades financeiras que vem enfrentando já há algum tempo e, em razão disso, disse que decidiu liquidar todas as suas lojas e outros bens. A maior parte dos 34 mil empregados da cadeia de lojas será demitida. As vendas para o fechamento da empresa terão início neste sábado, 17, e durará até o fim dos estoques de mercadorias, ou até aproximadamente o fim de março.
Na semana passada, a Circuit City, que tem 567 lojas, estava em conversações com dois potenciais compradores, mas não consegui chegar a um acordo em tempo hábil para pagar seus credores. "Nós estamos extremamente desapontados com este resultado", disse James A. Marcum, presidente e CEO da Circuit City Stores, ao jornal americano New York Times. Ele disse que a liquidação foi "o único caminho possível" para a companhia, que está em atividades há 60 anos.
Para analistas de mercado, a falência da Circuit City não surpreende, dado o forte declínio nas vendas de eletrônicos nos últimos meses, e é parte de uma mudança radical em curso no varejo americano. Segundo eles, as cadeias fracas, incapazes de resistir à retração nos gastos dos consumidores e à escassez de crédito no mercado, estão fechando suas portas.
A desaceleração surge após anos de crescimento, quando os varejistas – respondendo a um crescimento acelerado dos gastos pelos consumidores, devido ao acesso fácil ao crédito – abriram milhares de novas lojas. Agora, com o agravamento da crise econômica mundial e a falta de crédito no mercado, os consumidores sumiram.
No ano passado, uma série de varejistas nos EUA, como a Boscov's, Sharper Image, Mervyns, Linens'n Things, Whitehall Jewelers e Steve & Barry's, entraram com pedido de proteção judicial contra falência. Nesta semana, a Goody's Family Clothing e a Gottschalks também arquivaram pedidos. Muitos mais são esperados, devido ao esgotamento de capital de giro de muitas empresas ou pela incapacidade de refinanciarem suas dívidas.
O fechamento da Circuit City significa que, em muitos mercados consumidores, os locais para comprar eletrônicos estão rareando, embora os compradores não sejam os únicos afetados. O fim das atividades da empresa provavelmente será sentido em toda a linha de abastecimento, como os fabricantes de eletrônicos, que têm menos capacidade para negociar preços. Isso sem falar que a queima de estoques da Circuit City para encerrar as atividades devem exercer pressão no curto prazo sobre a Best Buy, a maior rede de lojas de eletrônicos dos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.