O segmento de Segurança da ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia completou dois anos de atividades, o que resultou no estímulo à internacionalização das 16 empresas participantes e da construção de dois projetos inteiramente direcionados a esse fim: a adesão ao PSI (Projeto Setorial Integrado) Eletroeletrônicos Brasil e a realização do Comprador Security Show, pelo qual as empresas puderam negociar com uma comitiva de representantes de distribuidoras de países da América Latina, como Chile, Costa Rica e Colômbia.
Durante o ano passado realizou 11 reuniões itinerantes, cada qual em uma empresa participante, a fim de realizar um intercâmbio entre elas. “Essa troca de experiências é basicamente o propósito da criação da Vertical. São nesses momentos que as empresas descobrem novas possibilidades e até se unem para a oferta de uma nova solução ao mercado”, atesta Luiz Henrique Bonatti, coordenador da Vertical.
Outra ação importante foi a assinatura de um convênio com o Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. A cooperação prevê a produção científica nas áreas da gestão de conhecimentos, inovação e empreendedorismo. Em 2012, a Vertical continuará apostando na internacionalização e no inicio das exportações incentivadas pela instituição