O golpe do "mude a cor o seu WhatsApp" já afetou mais de 1 milhão de pessoas. De acordo com a equipe de segurança da PSafe, a falsa promessa de alterar o aplicativo de conversa para a coloração favorita de seus usuários ajuda os criminosos digitais a terem ganhos financeiros com o download de aplicativos falsos.
A ação consiste no envio de um link enviado através do comunicador e com a oferta de ativar a nova função. Como prerrogativa, o internauta deve clicar na URL e baixar o app indicado que liberaria a troca de cor, mas não antes de compartilhá-lo com dez pessoas e cinco grupos para uma suposta "verificação de identidade". Neste caso, o intuito do hacker é angariar o máximo de usuários possíveis que caíam no golpe e instalem o aplicativo, pois ele ganhará uma quantia por cada app instalado.
Vale lembrar que os usuários devem manter antivírus instalados e atualizados em seus smartphones e baixar aplicativos apenas em lojas oficiais, como Google Play e App Store. Além de acessar redes Wi-Fi apenas em locais seguros.