ChatGPT e o futuro do trabalho

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Você já ouviu falar sobre o ChatGPT?

Caso não conheça a ferramenta, de uma forma bem simplificada, trata-se de um sistema de processamento de linguagem natural que foi projetado para fazer conversas mais parecidas com o modo como as pessoas interagem. Ele lê e processa muitos textos e "aprende" como as pessoas falam e pensam. Depois de ser treinado, o ChatGPT pode responder a perguntas e ter conversas de maneira mais natural, como se fosse uma "pessoa de verdade". 

Após interagir com a ferramenta e entender um pouco mais do que ela é capaz, fiquei me perguntando: como tecnologias dessa natureza impactarão o futuro do trabalho e das profissões?

Antes de discorrer um pouco mais sobre o tema, decidi perguntar para o próprio software o que ele "pensa" sobre o assunto:

Como o ChatGPT impactará o futuro do trabalho e das profissões?

O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural que foi projetada para fazer conversas mais naturais e eficientes. Isso pode ter um impacto positivo em vários setores, como atendimento ao cliente, vendas e suporte técnico, onde as pessoas podem usar o ChatGPT para se comunicar com os clientes e resolver problemas de maneira mais rápida e eficiente. No entanto, é importante lembrar que o ChatGPT e outras ferramentas de processamento de linguagem natural só serão tão eficientes quanto os dados de treinamento que recebem. Portanto, é importante fornecer ao ChatGPT dados de qualidade e atualizá-lo regularmente, para garantir que ele possa oferecer as melhores respostas possíveis. Em geral, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a se comunicar de maneira mais eficiente e natural, mas é importante lembrar que ele não pode substituir completamente o trabalho humano e que as pessoas ainda serão necessárias para fazer a maior parte do trabalho.

Se olharmos o passado como forma de prever possíveis tendências sobre este assunto, observaremos que muitas profissões foram extintas com o avanço da tecnologia, porém, ao mesmo tempo, tantas outras foram criadas ou, até mesmo, adaptadas. Certo?

Apesar de algumas teorias e hipóteses sobre o assunto, a verdade é que não é possível prever com certeza quais profissões deixarão de existir devido a esta inovação tecnológica. Porém, é bem provável que algumas tarefas e trabalhos sejam automatizados ou substituídos no futuro, enquanto outros, provavelmente, se tornarão ainda mais importantes. Um exemplo claro sobre esse tema é que plataformas como essa serão tão eficientes quanto os dados de treinamento que recebem. Ou seja, as pessoas que fornecem os conhecimentos e treinamentos seguirão sendo fundamentais.

Como reflexão final, imagino que a tecnologia atuará na redução ou até mesmo na eliminação de atividades rotineiras e mais simples de serem executadas, deixando para nós, humanos, o pensamento mais complexo, disruptivo e criativo.

Caberá, cada vez mais, a nós criar as estratégias, construir o caminho e deixar aos robôs e inteligências artificiais a execução das premissas elaboradas por nós.

E ainda existem as competências comportamentais, como a inteligência emocional  — sim, as famosas soft skills — e as máquinas não conseguiram superar os humanos.

O diferencial e valor que as pessoas são capazes de aportar estão principalmente relacionados à capacidade de se adaptar às mudanças, aprender novas habilidades, desafiar o status quo, entre outras competências relacionais, que serão ainda mais importantes no futuro, independentemente da profissão, e que as máquinas, por mais evoluídas que sejam, ainda não estão preparadas para colocar em prática.

Katiuscia Teixeira, Chief Human Resources Officer da Zenvia.

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