A importância da personalização na experiência do cliente

0

Com o avanço do digital, vivemos na era da personalização. Uma pesquisa recente da consultoria Dassault Systèmes, revela que 83% dos consumidores desejam produtos ou serviços personalizados.  Ainda segundo o levantamento, os consumidores estão dispostos a pagar 25,3% a mais pelos produtos ou serviços conforme suas necessidades.

Na indústria gráfica não é diferente. Com as novas tecnologias de impressão digital, hoje é possível ter uma variedade de itens e brindes personalizados como cadernos, squeezes, copos, marmitas, calendários, agendas, dentre outras infinidades de opções, tanto para empresas B2B quanto para o consumidor final, B2C.

Além disso, o online permite que as pessoas tenham acesso aos pedidos 24 horas por dia, 7 dias por semana a custos mais acessíveis, o que há algumas décadas somente era possível ir presencialmente a uma gráfica que, na maioria das vezes era difícil ter tiragens menores com qualidade e preços menores.

Um trabalho personalizado não se trata somente de uma questão estética. É um conceito que fortalece as marcas, pois estar mais perto do cliente e buscar proporcionar a melhor experiência desde o acesso ao site, é transmitir a mensagem de forma eficaz, e consequentemente, faz as marcas serem tão desejadas e lembradas.

A verdade é que todo setor precisa de uma pitada de inovação. Ao mesmo tempo em que há diversas possibilidades de se alcançar novos públicos com o digital em diferentes plataformas, o mercado gráfico está mais competitivo, e os clientes cada vez mais exigentes e seletivos na hora de escolher o melhor custo-benefício. Muito além do online, é preciso também manter um contato próximo no offline, buscando feedbacks de forma proativa e sempre trazer novidades.

A meu ver, acredito que a personalização vai continuar a crescer nos próximos anos, principalmente com as novas gerações que são nativas digitais. As empresas também por sua vez querem agilidade sem perder a qualidade para imprimirem suas marcas no mundo. E você, como tem trabalhado a sua marca?

Fábio Carvalho, Diretor de Supply Chain da Printi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.