Para disputar o mercado de cloud services provider, nasceu em fevereiro do ano passado a uni cloud, spin-off de um grande integrador com mais de 15 anos de experiência e atuação técnica no mercado de tecnologia da informação.
Desde agosto de 2023, ela é liderada por Arley Brogiato, profissional com mais de30 anos de experiência em TI e ex-diretor da SonicWall para a América Latina.
Brogiato destaca que a proposta da uni.cloud é ser um provedor de nuvem com soluções de valor agregado, oferecendo conectividade de alta disponibilidade (metro cloud), interconexão entre as nuvens públicas, e otimização do processamento de troca de informação de borda.
"Nós temos agora o desafio e a oportunidade de resolver várias das dores associadas à nuvem, como a imprevisibilidade na fatura e a carência no atendimento, que em geral é pouco humano e muito robotizado", afirma Brogiato.
Com o estabelecimento de um Programa de Canais, a uni.cloud também quer atrair parceiros para atuar em um dos setores da tecnologia que mais cresce ano a ano. O Gartner prevê que 95% das novas cargas de trabalho digitais serão implantadas na nuvem até 2025, percentual que era apenas 30% em 2021.
No Brasil, especificamente, a nuvem já responde por 42% do processamento de dados, e esse percentual deve ultrapassar 50% nos próximos dois anos, segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
"As pesquisas e a realidade do mercado reforçam o quanto a nuvem é o futuro da TI. E nós estamos prontos para essa jornada, com uma base fortalecida de profissionais qualificados e uma política de preço aderente, justa e transparente.", afirma o executivo.