A Elea Data Centers definiu a compra de transformadores da WEG – empresa global de eletroeletrônicos que fornece equipamentos e soluções para automação industrial, energia e engenharia elétrica. A compra dos transformadores que alimentarão o site de alta tensão de 50 MW da Elea em São Paulo faz parte da primeira fase de investimentos de US$ 300 milhões da companhia em seu projeto de data centers voltados à Inteligência Artificial (IA).
Fabricados nas instalações da WEG em Gravataí, no sul do Brasil, os transformadores serão entregues em meados de 2025. Este movimento ocorre após um acordo histórico com a Vertiv para aquisição de unidades de distribuição de resfriamento projetadas para suportar o resfriamento líquido para aplicações de IA em suas instalações em São Paulo.
Ambos os investimentos estão alinhados com a estratégia de crescimento da Elea para atender à rápida expansão do setor brasileiro de infraestrutura digital, impulsionado pelo uso crescente de tecnologias digitais, ao mesmo tempo em que posiciona o país como um player relevante no mercado global de IA.
Os equipamentos regulam a tensão, aumentando ou diminuindo conforme os requisitos energéticos, o que reduz perdas durante a distribuição e melhora a eficiência do sistema. Isso está alinhado com a missão da Elea de impulsionar o futuro de maneira sustentável.