Nas corporações ou na vida pessoal, Inteligência Artificial é aliada

0

Há cerca de 70 anos surgiram as primeiras tentativas de se reproduzir a forma de funcionamento do cérebro humano, junto com o termo inteligência artificial. Em termos históricos, sete décadas é um tempo muito curto, tanto que uma pessoa de 80 anos que era criança quando os cientistas iniciaram os estudos em IA, pode testemunhar o imenso avanço desta tecnologia e se impressionar com tudo o que ela pode realizar.

Hoje a tecnologia dominou o nosso cotidiano, está presente no GPS que usamos para dirigir, nos assistentes virtuais que nos auxiliam com a organização do dia a dia, também nas plataformas de e-commerce que, com os algoritmos, identificam nossos gostos e nos sugerem produtos.

Fato é que a IA vem transformando a vida das pessoas e todos os setores da economia. Na indústria da saúde animal, temos inúmeros exemplos de como os avanços na aprendizagem automática e os recursos mais sofisticados influenciam a forma como cuidamos dos animais. Softwares de IA estão sendo treinados para que possam detectar diversas doenças a partir da análise de imagens e informações de exames de pacientes. Com o uso dos algoritmos de IA, podemos fazer análises clínicas em animais, apresentando resultados em minutos. Assim, a tecnologia contribui para que os veterinários consigam tomar decisões com base em diagnósticos cada vez mais ágeis e precisos.

Todas as áreas da indústria estão sendo impactadas pela IA, por isso costumo dizer para as minhas equipes que devemos utilizá-la como uma aliada em nossas rotinas de trabalho. Um consultor de vendas, na área de ruminantes, por exemplo, pode fazer buscas sobre o que os experts estão prevendo para este setor e utilizar essas informações em sua abordagem junto aos produtores rurais, o que eleva a conversa a um outro patamar.

Os avanços nessa área são rápidos e constantes. Adotamos uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management), que opera com IA e compila uma infinidade de dados para entregar análises precisas sobre oportunidades comerciais para os nossos produtos, nos ajudando a maximizar as vendas. Antes, os representantes comerciais dispendiam muito mais tempo analisando relatórios, realidade também na área jurídica. Este é o ponto sobre IA: tenho certeza de que uma pessoa que está usando bem a IA vai substituir outra que não a usa.

A IA não é perfeita, portanto, não se pode considerar suas respostas sem o filtro de um ser humano. É preciso fazer uma análise crítica dos dados extraídos. Tem de ter uma pessoa pensante por trás da ferramenta para melhorar os resultados e continuar alimentando a tecnologia.

Mas o fato é que estamos ganhando eficiência em muitas áreas, aprimorando a qualidade dos processos, produtos e serviços, além de melhorar o nível de conveniência e de personalização das experiências cotidianas. Por essas razões, entendo que a IA é uma ferramenta espetacular que pode nos ajudar com atividades repetitivas e dispendiosas para nos concentrarmos no que realmente importa.

Luis Rojas, diretor-presidente da Zoetis no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.