Há cerca de 70 anos surgiram as primeiras tentativas de se reproduzir a forma de funcionamento do cérebro humano, junto com o termo inteligência artificial. Em termos históricos, sete décadas é um tempo muito curto, tanto que uma pessoa de 80 anos que era criança quando os cientistas iniciaram os estudos em IA, pode testemunhar o imenso avanço desta tecnologia e se impressionar com tudo o que ela pode realizar.
Hoje a tecnologia dominou o nosso cotidiano, está presente no GPS que usamos para dirigir, nos assistentes virtuais que nos auxiliam com a organização do dia a dia, também nas plataformas de e-commerce que, com os algoritmos, identificam nossos gostos e nos sugerem produtos.
Fato é que a IA vem transformando a vida das pessoas e todos os setores da economia. Na indústria da saúde animal, temos inúmeros exemplos de como os avanços na aprendizagem automática e os recursos mais sofisticados influenciam a forma como cuidamos dos animais. Softwares de IA estão sendo treinados para que possam detectar diversas doenças a partir da análise de imagens e informações de exames de pacientes. Com o uso dos algoritmos de IA, podemos fazer análises clínicas em animais, apresentando resultados em minutos. Assim, a tecnologia contribui para que os veterinários consigam tomar decisões com base em diagnósticos cada vez mais ágeis e precisos.
Todas as áreas da indústria estão sendo impactadas pela IA, por isso costumo dizer para as minhas equipes que devemos utilizá-la como uma aliada em nossas rotinas de trabalho. Um consultor de vendas, na área de ruminantes, por exemplo, pode fazer buscas sobre o que os experts estão prevendo para este setor e utilizar essas informações em sua abordagem junto aos produtores rurais, o que eleva a conversa a um outro patamar.
Os avanços nessa área são rápidos e constantes. Adotamos uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management), que opera com IA e compila uma infinidade de dados para entregar análises precisas sobre oportunidades comerciais para os nossos produtos, nos ajudando a maximizar as vendas. Antes, os representantes comerciais dispendiam muito mais tempo analisando relatórios, realidade também na área jurídica. Este é o ponto sobre IA: tenho certeza de que uma pessoa que está usando bem a IA vai substituir outra que não a usa.
A IA não é perfeita, portanto, não se pode considerar suas respostas sem o filtro de um ser humano. É preciso fazer uma análise crítica dos dados extraídos. Tem de ter uma pessoa pensante por trás da ferramenta para melhorar os resultados e continuar alimentando a tecnologia.
Mas o fato é que estamos ganhando eficiência em muitas áreas, aprimorando a qualidade dos processos, produtos e serviços, além de melhorar o nível de conveniência e de personalização das experiências cotidianas. Por essas razões, entendo que a IA é uma ferramenta espetacular que pode nos ajudar com atividades repetitivas e dispendiosas para nos concentrarmos no que realmente importa.
Luis Rojas, diretor-presidente da Zoetis no Brasil.