O Google participa pela primeira vez do Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha, com o propósito de deixar claro que um dos seus focos principais neste ano será segmento de mobilidade. Além de aproveitar o evento para promover o G1 e o sistema operacional para celulares Android, a gigante de internet vai usar o Mobile World Congress para aumentar a visibilidade de sua loja de aplicativos Android Market.
Criada para concorrer com a Apple App, atualmente a loja do Google conta com apenas 800 aplicativos disponíveis, contra mais de 15 mil de sua rival. A meta da empresa, é transferir para o celular a mesma sensação de utilização de um desktop.
"Queremos que tudo o que você pode fazer em um ambiente de trabalho possa ser possível de fazer em um celular. Mas existem capacidades únicas nos aparelhos celulares , como, por exemplo, nosso serviço de busca móvel por voz, que não tem uso muito comum em um desktop, no qual você pode escrever facilmente, mas que tem grande utilidade em um telefone celular", afirmou Ann Mei Chang, diretora de engenharia móvel do Google ao Financial Times.
Apesar da desaceleração da economia mundial, ainda há uma mudança em curso da indústria com a saída de telefones básicos para smartphones, que continuam crescendo em vendas, e é justamente nesse mercado que o Google focará sua atuação. "Pode haver menos smartphones no mercado em relação aos celulares mais simples, mas a utilização do uso de internet é muito maior nos smartphones, de uma grandeza que muitas vezes chega até em 30 vezes superior", comentou Chang.
Segundo Robert Hamilton, diretor de gestão de produto para celular do Google, o importante não é ter muitas funcionalidades avançadas, mas sim aplicações usuais. "Não é sobre aplicações, mas sobre fazer o certo. Você pode entrar em uma corrida de mais e mais recursos para uma aplicação, mas é isso que as pessoas querem? Muitas vezes menos é mais", citou o executivo, ressaltando que a aplicação de buscas por voz é a que o Google está apostando como uma solução de sucesso, e está buscando melhorar e trazer suporte para mais idiomas.
- Impulso ao Android