A Sun Microsystems anuncia a conclusão de seu novo datacenter, em Broomfield, Colorado, nos Estados Unidos. As instalações incorporam sistemas de eficiência energética, incluindo tecnologias de alimentação de energia e de resfriamento.
"Nossos primeiros 20% de redução no consumo de eletricidade foram alcançados em 2002. O datacenter de Broomfield é um grande passo para atingirmos nossa meta de outros 20% na redução do consumo energético", diz Dave Douglas, vice-presidente sênior de cloud computing e de sustentabilidade.
Com este projeto, a Sun Microsystems estima economizar mais de US$ 1 milhão em custos de eletricidade e até 11 mil toneladas métricas de CO² por ano em Broomfield e, ainda, reduzir as emissões de carbono da empresa em 6% nos Estados Unidos. O datecenter verde da empresa permitiu a diminuição de 1 milhão de kWh por mês do consumo de eletricidade, energia suficiente para alimentar mil casas em Colorado. Assim como no datacenter da Sun Microsystems em Santa Clara, o projeto atual é focado na economia de água, na redução de uso de produtos químicos e no resfriamento de ar e alimentação de energia ininterruptos.
Como parte do programa da Sun Microsystems para substituição de hardware, o qual levou a uma redução de espaço físico de 66%, a companhia consolidou 63 servidores e 30 dispositivos de storage ligados diretamente, em dois de seus servidores. O projeto gerou uma redução nas despesas operacionais dos datacenters da companhia em 30% nos últimos dois anos. Em outubro de 2008, anunciou a redução de 23% na emissão de gases das operações dos Estados Unidos.