Atualmente, o Yahoo! gera 45 mil diferentes front-pages a cada cinco minutos. Elas são modificadas levando em conta o perfil do usuário registrado, cuja base soma 630 milhões de pessoas hoje. Essa customização do conteúdo conseguiu dobrar o click through rate (CTR) do portal. Mas a empresa não pretende parar por aí. "Queremos tornar o conteúdo ainda mais personalizado", afirmou a CEO do Yahoo!, Carol Bartz, em sua palestra no Mobile World Congress, em Barcelona, nesta quarta-feira, 16.
O próximo passo é o lançamento do Livestand, um agregador de conteúdo personalizado para tablets, smartphones ou "qualquer outro dispositivo", segundo a executiva. Sua chegada ao mercado, pelo menos para o iPad, acontecerá em breve. O que o Livestand faz é disponibilizar, no formato de uma revista dentro do tablet, conteúdos de parceiros da Yahoo! que fazem sentido para aquele usuário, de preferência levando em conta o contexto em que ele acessa o serviço, o que inclui sua localização e o horário, dentre outros fatores. Na demonstração feita em Barcelona foi possível ver que o Livestand, pelo menos no que diz respeito à forma, se parece com ferramentas como o Flipboard, aplicativo para iPad que transforma em revista o conteúdo que amigos publicam no Facebook e no Twitter. A solução do Yahoo!, entretanto, tem como diferencial sua enorme rede de parceiros e a inteligência artificial por trás do sistema, que pretende adivinhar o que realmente o usuário quer ver. "É como um gerenciador de conteúdo feito sob medida para cada pessoa", definiu Carol.
- Mobile World Congress