Na busca incessante para combater a criatividade e a sofisticação dos cibercriminosos, que ocasiona o aumento exponencial dos ataques, empresas especializadas agregam diferentes tecnologias para melhor proteger seus clientes. A tradicional Barracuda Networks, especializada em soluções de segurança da informação, por exemplo, une forças com a SentinelOne e aposta na plataforma autônoma de cibersegurança Singularity XDR para ajudar seus MSPs (Managed Service Provider) a prevenir, detectar e responder às ameaças, de forma autônoma e em tempo real, com XDR gerenciado por Inteligência Artificial.
"A aliança entre essas duas empresas eleva a segurança cibernética ao próximo nível", avalia Tom Camargo, diretor da CLM, distribuidora latino-americana de valor agregado especializada em infraestrutura para data centers, cibersegurança, proteção de dados e Nuvem, que distribui soluções da gigante do XDR, SentinelOne, e Barracuda na América Latina.
Vale lembrar que o XDR – Extended Detection and Response – é uma ferramenta para detecção e resposta multicamadas, que coleta dados e automaticamente os correlaciona em diversas camadas de segurança – e-mail, endpoint, servidor, workloads de Nuvem e redes. A SentinelOne é reconhecida por sua solução XDR e a Barracuda adquiriu, em meados de 2021, a empresa SKOUT Cybersecurity, especializada em SaaS para MSPs, com plataforma e serviços de XDR.
Camargo explica que a SentinelOne tem uma plataforma de novíssima geração baseada em Inteligência Artificial que não precisa esperar a central identificar um novo ataque, gerar uma assinatura e disponibilizá-la para download. "O que pode levar várias horas. O SentinelOne dispensa esse processo, identificando mudanças no comportamento do endpoint, dos servidores, da rede e pronto", assinala o executivo.
Por sua vez, a Barracuda, também distribuída pela CLM, quer fortalecer seu portfólio de proteção e resposta de endpoint para os MSPs, o que é mais efetivo com a integração de recursos de API de última geração e de fluxo de trabalho flexíveis da plataforma SentinelOne. Agora, tanto os MSPs que usam o Barracuda SKOUT Managed XDR, quanto os que usam o XDR da SentinelOne podem ter acesso a análises, detecção e relatórios de incidentes, de forma muito ágil e simples.
Automação alivia gargalos das equipes de segurança
Um dos maiores problemas do monitoramento proativo em cibersegurança é o excesso de dados e alertas, das diversas tecnologias de proteção instaladas em uma organização. Esse entrave, exacerbado pela falta de pessoas qualificadas e em número suficiente para operar produtos de segurança cibernética em escala, é eliminado com a automação do SentinelOne, baseada no comportamento, que monitora todos os ativos de uma rede. Como resultado, as ações passam a ser mais preventivas (ao invés de reativas), os tempos de resposta são mais rápidos e os fluxos de trabalho são automatizados, em um cenário em que os perímetros ficaram cada vez mais dinâmicos.
Além disso, a plataforma Singularity XDR, com tecnologia de IA comportamental, da SentinelOne, substitui antivírus tradicionais e de última geração, sistemas de detecção e resposta de endpoint (EDR) e uma variedade de produtos pontuais.
O vice-presidente sênior da Barracuda MSP, Neal Bradbury, afirma que a parceria com a SentinelOne capacitará os MSPs a ficarem um passo à frente dos invasores e lidar com as tentativas de invasão em tempo real.
"Todo lugar onde os dados residem é vulnerável, do dispositivo ao servidor e à Nuvem. Combinar o XDR com a inteligência artificial do SentinelOne e ao SKOUT Managed XDR da Barracuda ajuda os MSPs a preencher as lacunas e simplificar as diversas soluções de segurança cibernética, eliminando as ineficiências associadas a sistemas legadas e alimentados por multidões de usuários", finaliza o vice-presidente mundial de MSP da SentinelOne, Brandon Andrews.