No mundo dos pagamentos, houve mais mudanças nos últimos cinco anos do que nos cinquenta anos anteriores. Os pacientes podem pagar as contas dos médicos apenas escaneando um QR code. Os trabalhadores pedem o café da manhã com um clique e depois pagam por seu trajeto até o local de trabalho com um toque na catraca. E os comerciantes também conseguiram lucrar com essas inovações. Eles estão criando cada vez mais experiências de pagamento que constroem o reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente.
Em 2024, nosso caso de amor com pagamentos fáceis, convenientes e compras personalizadas só irão se aprofundar. As tecnologias emergentes estão preparadas para inaugurar uma onda de inovações – ideias que antes eram apenas coisas de ficção científica.
Desde consultores de compras pessoais alimentados por IA, até carros conectados que podem pagar pelo próprio abastecimento ou carregamento, aqui estão cinco grandes tendências de pagamentos que moldarão a maneira como as pessoas trabalham, vivem e fazem compras em 2024 na visão da Mastercad:
01 – Qualquer dispositivo pode ser um dispositivo comercial
Os consumidores em todo o mundo já pagam pelo transporte público com a tecnologia por aproximação. O aumento dos pagamentos de dentro dos veículos será a próxima fronteira, com os automóveis conectados complementando as cidades inteligentes.
Fabricantes de automóveis como Mercedes e Skoda estão fazendo parcerias com líderes de tecnologia, como a Mastercard, para vincular e armazenar com segurança o cartão escolhido pelos motoristas em seus veículos, com o intuito de pagar com facilidade pelo combustível, ou até mesmo, utilizar o recurso em restaurantes drive-through ou pedágios, sem precisar contratar serviços de tag de pagamento no para-brisas do carro.
Graças ao 5G, à tecnologia de nuvem e à biometria, neste ano que se inicia, muito mais dispositivos conectados poderão efetuar pagamentos. Veremos pagamentos através de dispositivos habilitados para realidade mista, como fones de ouvido, e a proliferação de carteiras virtuais de última geração que podem conectar consumidores a comerciantes em experiências de compras ainda mais personalizadas.
02 – Consultores de compras pessoais movidos a IA ajudarão a reduzir nosso estresse
Ao fazer compras online, os consumidores são inundados com recursos, como vastas seleções de produtos, depoimentos de clientes e comparação de preços. Sob essa carga, os clientes acabam gastando horas procurando por um único item.
Nesse momento entrarão em cena consultores de compras pessoais movidos por IA generativa. Os consumidores poderão encontrar o que procuram com mais facilidade com a ajuda de assistentes virtuais que examinam a variedade de produtos para encontrar o item exato de que precisam. Eles eliminam produtos com críticas negativas, identificam a opção mais econômica e atraente e, podem até personalizar essas recomendações de acordo com as necessidades e o estilo exclusivos dos clientes, com base no comportamento anterior – e em tempo real.
Os comerciantes, por sua vez, podem usar tecnologia semelhante para criar descrições de produtos e plataformas que ofereçam aos compradores uma vitrine hiper personalizada.
03 – À medida que os fraudadores inovam, a IA e o open banking trabalharão mais para proteger os dados
Ao passo que a tecnologia avança, os crimes cibernéticos disparam. Já se foi o tempo dos golpes via email óbvios, repletos de erros ortográficos e gramaticais, pedindo às pessoas que enviassem recursos para o exterior. Agora enfrentamos imagens e vídeos de deepfake, além de emails e anúncios de phishing personalizados.
Saber se as pessoas realmente são quem afirmam ser — com a distinção entre clientes genuínos e fraudadores — é fundamental para as empresas e para os consumidores. Felizmente, as inovações em IA, marcadores de identidade e biometria estão expondo casos de fraude. Por exemplo, as novas plataformas de IA podem examinar a atividade da conta do destinatário do pagamento – fatores como nomes de contas, valores de pagamento, localizações geográficas e relações com outras contas – para avaliar os pagamentos em tempo real, identificando pagamentos potencialmente fraudulentos. Esses dados recebem uma pontuação e são compartilhados com os bancos em questão de milissegundos, alertando-os sobre o risco e permitindo que interrompam o processo de pagamento antes que o dinheiro saia da conta da vítima.
O open banking, que permite às pessoas compartilharem de forma seletiva e segura as suas informações financeiras com terceiros, é frequentemente utilizado para ajudar as pessoas a abrir facilmente novas contas, gerir as suas finanças online e tornar os empréstimos mais fáceis, mais seguros e mais inclusivos. À proporção que as fraudes se tornam mais sofisticadas e mais mercados adotam o sistema bancário aberto, capacidades como verificação de identidade e validação de dispositivos serão aproveitadas para induzir confiança em cada transação e interação.
04 – O consumo sustentável mudará a maneira como as pessoas e as empresas gastam
O desenvolvimento econômico e social do último século teve os seus efeitos no meio ambiente. Na verdade, os estilos de vida são responsáveis por cerca de dois terços das emissões globais de carbono.
Em 2024, mais empresas trabalharão para fornecer aos seus parceiros e consumidores informações didáticas e práticas sobre o impacto ambiental das suas decisões de compra. As empresas permitirão que os consumidores façam escolhas mais conscientes e mais sustentáveis. Cada deslizar, clicar ou tocar será uma oportunidade para os consumidores contribuírem para o planeta e combaterem as alterações climáticas.
05 – A simplificação dos pagamentos B2B facilitará a maneira como as empresas pagam umas às outras
Nos últimos anos, as empresas vêm se transformando para atender às novas expectativas dos consumidores em termos de velocidade, simplicidade, conveniência e escolha quando se trata de pagamentos, mas para pagamentos de fornecedores, muitos ainda estão atolados em processos baseados em papel. Novas tecnologias estão surgindo para capacitá-los a acompanhar essa evolução.
Em 2024, o desejo de substituir ferramentas de pagamentos obsoletas e deixadas por ferramentas digitais só continuará a crescer – conforme as empresas procuram melhores formas de olhar para os seus gastos e aumentar a sua eficiência. Com o aumento da programação de interfaces de aplicativos e a migração para a nuvem, a acentuada curva de adoção de inovadoras tecnologias de pagamento se achatará ainda mais, permitindo que mais empresas comecem a aproveitar as experiências de pagamento de nível de consumidor às quais estão habituadas em suas vidas pessoais.