A Finep, agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Sebrae preparam uma chamada pública de R$ 44,5 milhões para micro e pequenas empresas. O anúncio foi feito pelo gerente do Sebrae Nacional, por Paulo Alvim, durante o 3º Fórum Finep de Inovação Tecnológica, realizado na quarta-feira (15/3), em Cuiabá (MT).
Alvim lembrou que, recentemente iniciativa semelhante da mesma parceria apoiou 69 projetos, beneficiando 314 micro e pequenas empresas com recursos da ordem de R$ 30 milhões. ?Em abril pretendemos organizar um mutirão de orientação às empresas para ajudar na confecção dos projetos e propostas?, informou.
O fórum antecedeu o lançamento do Prêmio Finep na região Centro-Oeste, em evento que reuniu cerca de 200 pessoas na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). ?O interesse da Finep nos mostra a necessidade que o setor industrial tem de incentivar os empresários a investirem em inovação. Nosso estado, que é jovem, deve procurar cada vez mais fazer esses investimentos em CT&I para que possamos dar um passo adiante em nossa industrialização?, disse Nereu Pasini, presidente da Fiemt.
O gerente de P&D da Bematech, Alexandre Hara, ressaltou que pesquisa e desenvolvimento também fazem bem para o bolso. ?Inovação representa efetivamente um aumento significativo de faturamento?, disse. Ele relatou que a empresa faz um investimento médio de 5,5% da receita líquida em P&D, mas o resultado foi um crescimento médio no faturamento de 27% nos últimos cinco anos. ?Vale a pena. Hoje quase 50% do faturamento global da empresa vêm de produtos lançados nos últimos três anos, graças aos investimentos em inovação?, disse Hara.
A Bematech já foi uma das vencedoras do Prêmio Finep e destaca também o ganho em recursos humanos que vem junto com o troféu. ?É um mecanismo de motivação interna muito grande, serve para a valorização dos colaboradores, que quando vêem o troféu se sentem parte do trabalho e vibram juntos?, explica Hara.
Durante o fórum, o público teve acesso a balcões de atendimento personalizado, com informações sobre linhas de financiamento, busca de patentes, bolsas de fomento tecnológico e incentivos fiscais, oferecidos pela rede parceira formada pelo Inmetro, Finep, CNPq, Inpi, SCT e IEL/Federação das Indústrias.
As inscrições para o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica vão até 30 de junho e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no site do Prêmio.