A Siemens investiu R$ 2 milhões na instalação de um centro de serviços gerenciados na área de segurança digital (SOC) no Brasil. O projeto é o segundo da fabricante alemã no mundo e faz parte das estratégias da filial local para aumentar em 25% a venda de serviços para redes convergentes até o fim do ano fiscal de 2006.
O centro é controlado pela unidade Enterprise Networks e tem como alvo grandes corporações, que empregam até mil funcionários e têm orçamento anual de TI entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. "Nossa meta é conseguir entre 8% e 10% de participação no mercado de serviços em cinco anos?, diz Marcos Cunha, diretor da área de telecomunicações da Siemens para grandes empresas. De acordo com ele, o objetivo é ampliar também a receita dos serviços no faturamento total da área de Enterprise. ?Hoje os serviços representam 30% das receitas, mas a nossa previsão é chegar a 40% em cinco anos", diz Cunha.
Para atingir essa meta, a Siemens firmou parceria com a subsidiária local da americana ETEK, fornecedora de soluções de segurança com mais de dez anos de atuação no mercado nacional. As duas empresas operarão, em parceria, SOCs (sites principal e de backup) de terceiros e oferecerão serviços de monitoramento remoto de segurança (Managed Security Monitoring-MSM); de gerenciamento de infra-estrutura do cliente (Managed Security On-Site-MSO); além de oferecerem uma solução completa de segurança, incluindo hardware e software.
O SOC entrou em operação com três clientes, dois da área de governo e um do setor financeiro. Sem revelar os nomes, Cunha afirma que dois deles já mantêm contratos com a empresa na área de outsourcing de redes de comunicação. "Devemos ter outros clientes vindos desta mesma carteira ", afirma ele, acrescentando que os dez clientes já atendidos pela Etek serão absorvidos pelo SOC da Siemens.
Inicialmente com 20 profissionais, o centro de operação de segurança digital, explica Cunha, irá compartilhar a mesma infra-estrutura física do NOC, localizado na nova instalação da empresa no bairro da Lapa, em São Paulo, de onde será monitorado, em tempo real, o comportamento da rede de comunicação de cada cliente.