A partir de abril, o Banco do Brasil disponibiliza aos clientes das cinco maiores capitais do país a opção de pagamento pelo telefone celular. Mais conhecida como mobile payment, a solução desenvolvida pelo banco permitirá que o cliente efetue pagamentos via celular, inclusive para compras realizadas a distância.
O processo de pagamento é muito simples. Ao efetuar uma compra ou solicitar um produto via telefone, o cliente informa ao estabelecimento comercial apenas o seu número de celular. Por meio de uma opção disponí¬vel no terminal eletrônico de ponto-de-venda (POS ) da rede Visanet, a compra é registrada pelo lojista e fica pendente de pagamento no sistema do BB. A liquidação do pagamento é feita pelo cliente, que confirma a transação utilizando o próprio celular ou acessando o internet banking do banco. O pagamento pode ser feito na modalidade débito em conta-corrente ou cartão de crédito.
Para a diretora de tecnologia do BB, Glória Guimarães, a opção de pagamento pelo celular deverá impulsionar o número de usuários do canal mobile banking, que já conta com 400 mil clientes cadastrados. ?Com a implementação desse modelo de mobile payment em todo o país, agregamos mais um diferencial?, conclui a executiva.
O Banco do Brasil vai apresentar seu projeto de mobile payment no O Ciab Febraban 2007, que será realizado em São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de junho.