O vice-presidente mundial de vendas da Unidade de Negócios Business One da SAP, Niels Stenfeldt, anunciou que os negócios realizados no segmento de pequenas e médias empresas atingiram um faturamento global superior a US$ 1 bilhão no ano passado, comprovando a importância desse nicho de mercado para as expectativas de crescimento das operações companhia em todo o mundo.
Segundo Stenfeldt, o Brasil está ao lado de outros nove países considerados estratégicos para investimentos nas pequenas e médias empresas. Esse grupo de países ? formado ainda pelos EUA, México, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Itália, França e Índia ? tem recebido prioridade dos investimentos para o desenvolvimento de novas funcionalidades do Business One. Em países como México e Israel, a SAP diz já liderar no segmento.
Hoje, de acordo com o executivo, o número de clientes Business One no mundo atinge 13 mil empresas, atendidas por 1,2 mil canais de venda. "O mercado de PMEs é muito importante para que a SAP atinja seu objetivo global de passar dos atuais 40 mil clientes para cerca de 100 mil em 2010, um compromisso assumido com os acionistas da companhia", enfatiza Stenfeldt. "Acreditamos que o Business One é a chave para conseguirmos este salto e ampliarmos nossa carteira de clientes", completou.
O diretor de pequenas e médias empresas da SAP Brasil, Luís Banhara, estima que haja um mercado potencial de pelo menos 300 mil pequenas empresas com faturamento entre R$ 20 milhões e R$ 60 milhões, o que torna o Brasil um mercado muito atraente para a SAP nesse segmento. "Nossos potenciais clientes neste setor são empresas que procuram ganhar eficiência na área produtiva e de serviços e que necessitam de uma plataforma de negócios para crescer", afirmou. No total, a SAP Brasil possui hoje mais de mil clientes, incluindo empresas de grande, médio e pequeno porte.
Para atingir as pequenas empresas, a SAP Brasil dispõe hoje de 44 revendas que trabalham com o Business One, em 18 estados. Elas contam com 120 colaboradores diretos em vendas e implementação do produto. Desde o lançamento do Business One no Brasil, 292 consultores já foram autorizados pelo processo mundial de certificação SAP para a instalação e configuração do produto. A totalidade das vendas do Business One é feita pelos canais de revenda. A média de crescimento mundial da capacidade do canal ? número de pessoas vendendo o produto ? gira hoje em torno de 30 a 55%.