O Brasil fechou 2008 com 24,5 milhões de usuários residenciais de internet e 62,3 milhões de pessoas, no total, que acessam à rede, seja em lan houses, no trabalho ou em suas próprias casas, segundo dados do Ibope Nielsen.
A empresa de pesquisa alterou a forma como realizava a medição, anteriormente baseada em ligações para as pessoas que tinham telefone fixo. Agora foi adotada a visita residencial às casas dos pesquisados para realizar o levantamento. "Muitas pessoas deixaram de usar telefonia fixa e ficaram só com o celular. Por esse motivo, tivemos de incluir na amostragem as visitas residenciais. Com isso, obtivemos resultados mais fiéis à realidade do número de usuários de web no Brasil", afirmou Fabia Juliasz, CEO do Ibope e vice-presidente de fornecedores da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau).
Com a mudança de metodologia, o número de 2008, que era de 39,9 milhões de pessoas com acesso à internet, saltou para 62,3 milhões, incluindo as pessoas que acessam no trabalho ou em LAN houses.
Para este ano, a IAB Brasil estima que ocorra um crescimento de 20% em relação ao ano passado no total de internautas residenciais no país. Deve-se atingir cerca de 28 milhões de usuários, dos quais 87% estarão conectados à banda larga, contra índice de 83% no fim do ano passado.
Na mesma comparação, é estimado que o número de pessoas com acesso à web seja de 10%, chegando em 68,5 milhões de internautas.
Entre as classes sociais, o IAB Brasil aponta uma expansão da internet dentre a população de baixa renda, com a participação da classe C no total de acessos à internet crescendo de 39%, em 2008, para 45% neste ano e as das classes D e E, atingindo 25% neste ano, contra 21% em 2008.
Já a penetração da classe AB no número de acessos deverá subir de 76%, em 2008, para 80% neste ano.
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