O comércio eletrônico fechou o ano passado com faturamento de R$ 10,6 bilhões, crescimento de 30% na comparação com os R$ 8,2 bilhões registrados no mesmo período de 2008, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira, 16, pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit. A cifra superou a previsão de R$ 10 bilhões feita pela consultoria no começo de 2009.
Os números não consideram as vendas de veículos, passagens aéreas e leilões virtuais. Cerca de 17,6 milhões de consumidores brasileiros já haviam feito ao menos uma compra pela internet no fim de 2009, segundo o levantamento, com crescimento de 33%. O número representa 26% dos internautas no Brasil, o que mostra, segundo a consultoria, que ainda há muito espaço para crescimento.
A e-bit atribui o aumento no faturamento à entrada em fevereiro do ano passado das Casas Bahia no mundo virtual, adquirida pelo Pão de Açúcar, dono também dos sites de e-commerce do Ponto Frio e Extra. Com a chegada da rede varejista francesa Carrefour no comércio eletrônico no Brasil neste mês, todos os grandes varejistas presentes do país agora oferecem aos clientes a possibilidade de compras pela internet.
De acordo com o relatório da pesquisa, livros, revistas e jornais lideram as vendas virtuais, seguidos de saúde, beleza e medicamentos. Em terceiro lugar no ranking aparecem os eletrodomésticos, logo à frente de itens de informática e eletrônicos.
Segundo a e-bit, 79% das entregas no ano passado foram feitas dentro do prazo, com destaque negativo para o Nordeste (73%). O índice de atrasos foi maior na região, em razão de a maioria dos centros de distribuição das lojas virtuais se concentrarem no Sudeste.
Para este ano, a previsão da consultoria é que o comércio eletrônico movimente R$ 13,6 bilhões, repetindo a expansão de 30%. Um dos fatores que contribuem para a ascensão do e-commerce é a maior confiança dos consumidores em realizarem compras on-line. De acordo com o índice de confiança do e-consumidor, 86,3% das pessoas que fizeram compras pela internet durante todo o ano de 2009, sentiram-se satisfeitas.
Segundo o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, o comércio eletrônico projeta ainda mais crescimento, principalmente se levar em conta o número de adeptos das compras on-line em comparação com o total de internautas no Brasil. "O comércio eletrônico possui um imenso território a ser preenchido. Em 2009, foram 17,6 milhões de pessoas utilizando o canal para realizar suas compras, ou seja, 26% do total de internautas no país."
A projeção da e-bit é que 19,8 milhões de pessoas tenham adquirido ao menos um produto pela internet até o fim deste semestre, número que deve chegar a 23 milhões em dezembro.
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