Líderes na lista de reclamações de consumidores elaborada pelo Procon de São Paulo, as operadoras de telefonia fixa e móvel também são as campeãs de queixas na rede de microblogs Twitter. Levantamento feito pela consultoria especializada em análise de mídias sociais E.Life, entre 1º de janeiro e 10 de março deste ano, apurou que 2.769 posts com a hashtag #fail (indicando falha, erro ou serviço mal prestado) foram destinados às operadoras de telefonia. Em segundo lugar vieram as empresas de informática, com 1.745 reclamações, e em seguida as fabricantes de telefones celulares, com 956 ocorrências.
A maioria das reclamações relacionadas às operadoras foi em relação ao atendimento, preço e cobertura dos serviços, e das empresas de informática diziam respeito aos sistemas operacionais. O crescimento das vendas de smartphones também aumentou a quantidade de reclamações ligadas a celulares no Twitter, já que, segundo a E.Life, a maioria das queixas foi quanto ao funcionamento dos aplicativos.
O setor de eletroeletrônicos, que teve 14 empresas ou produtos citados como #fail, foi bastante apontado pelos usuários do Twitter por conta de decepções com produtos adquiridos recentemente. Os internautas reclamam de não ter acesso às informações necessárias para a compra de um computador, por exemplo, e acabam por culpar os fabricantes.
- Consumidor