Depois de divulgar o ranking das empresas com mais queixas feitas por consumidores no estado de São Paulo no ano passado, o Procon de São Paulo quer que as campeãs de reclamações estabeleçam metas de qualidade para atendimento aos clientes. As operadoras de telefonia Telefônica, TIM, Claro e Embratel e a fabricante de celulares Sony Ericsson estão entre as dez mais ouvidas nos balcões do órgão de defesa do consumidor.
Segundo o diretor de atendimento do Procon-SP, Robson Campos, o órgão procurou as dez empresas na semana passada, antes mesmo da divulgação da lista, na sexta-feira, 12, para que respondessem à pergunta "Quais as metas de redução em números absolutos e percentual para as reclamações e comunicados não atendidos para este ano?" e apresentassem metas concretas de redução de queixas dos consumidores paulistas.
Ele conta que todas apresentaram metas insuficientes, e o Procon-SP propôs objetivos mais audaciosos para que elas atendam, no mínimo, entre 51% e 77% das reclamações feitas.
De acordo com Campos, as companhias intimadas têm até o dia 27 deste mês para responder se aceitam ou não as propostas. Depois disso, as 22 empresas seguintes no ranking vão ser convocadas por área de atuação para responder à mesma questão. Segundo o diretor de atendimento e orientação ao consumidor do Procon-SP, "esta é uma oportunidade para que o consumidor veja o grau de comprometimento que as empresas têm com eles e com o Código de Defesa do Consumidor". O setor de telefonia responderam por 45,8% de todas as reclamações feitas no ano passado.
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