O Terra Networks, portal de conteúdo e provedor de acesso à Internet, do Grupo Telefônica, encerrou 2011 com receita operacional bruta consolidada de R$ 625,9 milhões, um pequeno crescimento frente à receita bruta do ano anterior, de R$ 621 milhões. Já a receita operacional líquida recuou cerca de 9%, de R$ 643,5 milhões em 2010 para R$ 585,6 milhões em 2011. A queda no lucro líquido chama ainda mais a atenção: chegou a quase 86% na comparação anual, passando de R$ 264,4 milhões em 2010 para R$ 37,3 milhões em 2011.
O diretor geral do Terra, Paulo Castro, explica que tanto a receita líquida quanto o lucro operacional foram impactados positivamente em 2010 por um fator não-recorrente, que foi a reversão de valores provisionados para pagamento de impostos. “Tínhamos constituído provisões para o pagamento de ICMS sobre o serviço de provimento de acesso à Internet, mas depois de mais de oito anos de batalha jurídica, ganhamos em última instância e ficou definido que este serviço não é serviço de telecomunicações, portanto isento de ICMS”, conta Castro.
De fato, o balanço financeiro fala em mais de R$ 126 milhões revertidos para o cofre da empresa, impactando ainda nos grupos de impostos sobre receita líquida e resultado financeiro. “Excluindo o efeito dessa recuperação de valores provisionados, o resultado operacional do Terra teve variação positiva de 22% entre 2010 e 2011, mantendo a curva positiva de crescimento desde 2009”, afirma Castro.
Publicidade
O executivo comemorou o crescimento da receita de publicidade, que aumentou 25% em 2011 em relação ao ano anterior, e a expansão de 10% na receita de serviços de valor adicionado, que incluem o serviço de streaming de música Sonora e o serviço de vídeo on demand (recentemente rebatizado de Sundaytv).
“O negócio de ISP vem caindo desde 2008 pela própria dinâmica do mercado, mas temos investido forte no negócio de mídia e de valor adicionado e o crescimento dessas duas áreas foi suficiente para compensar a queda da receita do serviço de provimento de acesso (ISP)”, diz Castro, lembrando que a receita bruta, que exclui os efeitos dos créditos provisionados, cresceu cerca de 1% no período.
Na composição das receitas em 2011, a área de publicidade respondeu por 45% das receitas do Terra, enquanto a área de provimento de acesso (ISP) e serviços de valor adicionado respondeu pelos outros 65%. E, segundo Castro, a participação do negócio de publicidade deve aumentar ainda mais na composição das receitas em 2012.
“Este ano teremos as Olimpíadas de Londres, shows e, no fim do ano, também faremos a transmissão da UEFA Champions League, e a área de publicidade tem como objetivo crescer em linha com os 25% de crescimento do ano passado”, revela.
Para o serviço de vídeo on demand, a meta é crescer dos 75 mil assinantes atuais do Sundaytv para 200 mil assinantes até fim do ano em toda a América Latina.