A Mais Frios, uma das maiores distribuidoras alimentícias de Santa Catarina que pertence a empresa Cordial Alimentos, está passando por uma fase de implementação de novos processos de negócios para acompanhar seu crescimento acelerado. \Motivo pelo qual está implantando o sistema de gestão da Sankhya. De acordo com Evanildo Guckert, gestor de TI da empresa, a entrada em operação do sistema tem permitido, além de criar novos processos, ampliar a eficiência da força de vendas e sofisticar outros processos já existentes.
Administrada pelos irmãos Adriano e Valério da Silva, a companhia nasceu em 2001 atendendo somente a região de Palhoça (SC) e aos poucos foi conquistando mercado. Em 2003, com o crescimento da demanda, mudou de endereço e ampliou o leque de produtos vendidos. Hoje, a Mais Frios atende, além da Grande Florianópolis, o Sul de Santa Catarina, o Planalto Serrano e o Vale do Itajaí.
Os bons resultados e a ampliação não param por aí. A e,´presa tem registrado um crescimento de cerca de 30% por ano e, por conta disso, vem lidando com processos de negócios cada vez mais complexos, envolvendo maior volume de produtos e clientes. Em 2014 a empresa decidiu que era hora de substituir seu sistema de gestão, adotando um que fosse mais aderente às suas necessidades e aos seus planos de expansão.
Guckert lembra que, até aquele momento, a gestão dependia diretamente dos proprietários. "Era preciso contar com uma ferramenta que lhes permitisse delegar funções aos departamentos e assumir atividades mais estratégicas dentro da empresa", comenta o gestor de TI da Mais Frios.
Segundo ele, a opção pela Sankhya se deu por conta da confiabilidade transmitida pela companhia. "Os benefícios apresentados pelo sistema, bem como o método de trabalho, também foram diferenciais importantes. A solução se mostrou fácil de operar e flexível o bastante para se adaptar às necessidades específicas do nosso negócio", explica.
O contrato foi fechado em agosto de 2014 e a implantação foi realizada em quatro semanas. "Com o sistema em operação, passamos a contar com análises de cenários financeiros que hoje nos permitem comparar receitas e despesas e acompanhar compras e vendas em tempo real", afirma Guckert, lembrando os impactos positivos foram mais fortemente sentidos nas áreas de logísticas e vendas.
"Na logística conseguimos implantar alguns processos que não seriam suportados pelo sistema antigo. Ao mesmo tempo, em vendas, conseguimos implantar recursos relacionados à nossa força de vendas", ressalta, lembrando que, também na parte fiscal, a companhia tem um acompanhamento mais acurado, que já vem contribuindo para a redução de gastos com impostos.
Para Guckert, o processo que mais ganhou com a entrada em operação do Sankhya foi o de faturamento e expedição de cargas, uma vez que a solução permitiu a automação de várias rotinas antes realizadas manualmente. "Por conta disso, estamos planejando expandir o uso da solução. Até o final do primeiro semestre, vamos implantar os módulos de contabilidade, folha de pagamento e patrimonial, o que vai permitir trazer a contabilidade, hoje terceirizada, para dentro da empresa", conclui.
O Sistema Sankhya realmente é muito bom, na empresa aonde trabalho somos usuário do sistema e posso garantir que trouxe ganhos para nossa gestão e tomada de decisão. A melhoria dos processos internos e o controle dos mesmos pelo sistema foram fundamentais para nosso crescimento.