Os executivos da área de finanças (CFOs – Chief Finance Officers, ou diretores financeiros) devem estar preparados para encarar demandas de negócios sobre os quais ainda não têm ideia de onde vão parar. Esta é uma das principais conclusões do estudo "Hora Decisiva – Finanças em um mundo digital", realizado pela Deloitte.
De acordo com a pesquisa, os CFOs talvez não tenham uma compreensão absoluta sobre o que está ocorrendo na área financeira, mas sabem, com certeza, aquilo que eles querem: manter as finanças de suas organizações em "boa forma"; que sua contabilidade esteja sempre em dia; que as empresas tenham visão aberta ao futuro; e que disponham de recursos para tomarem as melhores decisões.
O levantamento indica que mundo digital da atualidade traz oportunidades que ainda não chegamos a conhecer. Entre elas, estão as que permitem explorar enormes quantidades de informação, de maneira rápida, e distribuir conhecimento por onde quer que seja necessário. Essas mudanças não estão apenas impulsionando melhorias operacionais, como também vêm ampliando as expectativas sobre a geração de insights ao negócio.