A nuvem é uma parte fundamental da estratégia analítica de 70,1% das empresas, enquanto 21,6% considera importante no processo de adoção de análises. Esses foram os principais dados revelados pela pesquisa "The State of Cloud Analytics 2016," que apurou que hoje a análise na nuvem não é apenas essencial, mas também caminha para ser dominante no ambiente de negócios.
O relatório foi patrocinado pela Informatica – fornecedora mundial de soluções de gerenciamento de dados – e pela Deloitte. Produzida pela consultoria Enterprise Management Associates (EMA), a pesquisa foi conduzida no final de 2016 com 402 líderes de negócios e tecnologia em todo o mundo.
Entre as descobertas, foi revelado que as análises realizadas em nuvem agora atingiram a igualdade em adoção com as realizadas on-premise. As implementações analíticas de hoje são divididas quase igualmente entre ambientes on-premise e nuvem (híbrida ou pública), com a maioria dos entrevistados esperando expandir suas implementações de nuvem no futuro.
A pesquisa também destaca a imensa importância do autosserviço governado para a análise em nuvem. Uma esmagadora maioria dos entrevistados (94,8%) acredita que esse tipo de autoatendimento é uma estratégia-chave para as implementações de análises em suas organizações. De fato, quanto mais comprometida a organização é para a análise em nuvem, mais valiosas são as capacidades de autoatendimento em áreas como o gerenciamento de dados e, especificamente, sua administração, à medida que os usuários buscam níveis crescentes de agilidade.