A israelense Paygilant, empresa provedora de autenticação e prevenção de fraudes de pagamentos móveis, acaba de anunciar sua chegada ao Brasil. No país, o primeiro cliente da companhia é o Surf Bank Brasil. Com a parceria, clientes nacionais do banco digital terão uma melhor experiência, além de garantia contra fraudes no ambiente mobile.
Com o aumento das compras e pagamentos realizados pelo celular no último ano, o risco de se tornar vítima de um golpe também cresceu exponencialmente. Apenas no primeiro trimestre de 2020, houve um aumento de 55% nas fraudes em transações bancárias via mobile.
Além dos riscos envolvendo as transações bancárias, há a visível necessidade de melhora de experiência do usuário: cerca de 77% dos consumidores veem o processo de checkout dos e-commerces e aplicativos como algo problemático.
Para Yon Moreira, CEO do Surf Bank, "a Paygilant foi a solução perfeita para as nossas necessidades, pois sua solução demonstrou excelentes recursos de prevenção de fraude", diz. "Estávamos muito preocupados com as atividades fraudulentas que prevalecem em nossa região, e a Paygilant não apenas nos forneceu uma solução de fraude sólida, mas também eliminou as incontáveis verificações de SMS que estávamos enviando aos nossos clientes."
"A solução da Paygilant foi projetada para distinguir entre transações legítimas e fraudulentas, ao longo de toda a jornada do usuário. Ela permite que bancos ganhem a confiança dos clientes e acelerem o crescimento, evitando perda de dinheiro ", afirma Ziv Cohen, CEO da Paygilant.
Mercado Brasileiro
O Brasil tem se tornado nos últimos anos cada vez mais uma economia centrada na mobilidade, sendo a quinta maior economia baseada na Internet e no celular do mundo. Em 2021, de acordo com a Research Beyond Borders, os pagamentos via dispositivos móveis devem ultrapassar aqueles feitos por computador em termos de gastos em geral. Com a recente chegada do PIX, que completa transações bancárias em 10 segundos, este cenário é ainda mais promissor.
Como o PIX tornou instantâneo o processo de transações, as instituições bancárias e organizações de pagamento hoje têm pouco tempo para revisar as transações e determinar se são fraudulentas, antes que a transferência seja concluída e os fundos se percam para sempre. Em outras palavras, as empresas participantes do PIX, que dependem de processos de revisão manual, estarão em desvantagem quando se trata de impedir fraudes.
Assim, a solução projetada pela Paygilant é uma ferramenta útil para as instituições nacionais. Ao contrário de outras do setor espalhadas por vários canais, a Paygilant é especializada em combater ameaças de fraude em dispositivos móveis. Sua solução é 100% projetada em torno de plataformas e comportamentos móveis, tornando-a ideal para usuários do PIX.
Depois que um usuário é integrado ao PIX, a solução Paygilant garante que cada etapa da jornada seja monitorada com relação à fraude. Os seis conjuntos de inteligência multicamadas da Paygilant oferecem precisão incomparável na detecção de atos fraudulentos.
Além disso, a Paygilant oferece às organizações participantes do PIX uma experiência do cliente sem fricção. Isso porque a tecnologia da Paygilant é a única a ser executada em segundo plano no aplicativo do banco e acionar um alerta "seguro/arriscado", Utilizando seus algoritmos de aprendizado de máquina proprietários, autenticando os usuários de maneira transparente, garantindo que as transações sejam aprovadas apenas para clientes legítimos.
Tecnologia
Para garantir que o processo de pagamento seja seguro e sem fricção para o cliente final, a Paygilant desenvolveu um Kit de Desenvolvimento de Software que permite controle de fraudes, autenticação simples, fácil integração, corte de custos e detecção de fraudes desde o Day 1.
DNA do dispositivo, Espaço do usuário, Mapa de atividades, Biomarcadores, Insights de aplicativos, Visualização de transações – que distinguem entre bons e maus usuários, compõem os seis conjuntos de inteligência da Paygilant, que garantem que, mesmo que o dispositivo seja de fato do realizador da compra, ele não está sendo utilizado por terceiros.
Todo o processo acontece em um clique, protegendo a privacidade do usuário e por meio de criptografia, para garantir o sigilo das informações. A pontuação de risco é gerada e assinada no servidor da Paygilant, para evitar adulteração. A avaliação de risco é realizada em tempo real e o tempo de resposta é de milissegundos. Isso significa que, caso a transação seja considerada suspeita, ela é impedida imediatamente.
Em 2020, a companhia foi reconhecida com o "Tokyo Financial Award", uma das maiores premiações mundiais do setor, na categoria "Inovação Finaceira", por seu conjunto inovador de tecnologias para prevenção de fraude. Além do Surf Bank, instituições como Tenpo (Chile) e Banco de Comércio (Peru) utilizam Paygilant em suas transações.