O Detran.SP aderiu ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), produzido e gerenciado pela Prodesp – empresa de processamento de dados do Estado de São Paulo. Segundo a empresa, o sistema simplifica o acesso a registros de infrações de trânsito e permite até 40% de desconto em multas aplicadas pelo órgão estadual de trânsito.
A principal diretriz digital do Governo de SP é informatizar e simplificar processos para atender a população com mais qualidade, rapidez e eficiência. A Prodesp viabilizou a integração de serviços entre o Detran.SP e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que operacionaliza o SNE.
A estimativa do Governo de SP é economizar R$ 1 milhão por mês com a eliminação de custos postais para envios de notificações a motoristas multados. A adesão ao SNE também é ambientalmente sustentável e otimiza recursos humanos e financeiros do Estado.
Para ter acesso ao desconto, o motorista autuado precisa reconhecer a infração no SNE e abrir mão de apresentar recurso. Também é possível acessar detalhes de infrações e indicar o condutor responsável. No momento, apenas as multas administrativas aplicadas pelo Detran.SP e das prefeituras que já aderiram ao SNE terão o desconto aplicado. Em uma segunda etapa, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) também integrará o sistema.
A adesão ao SNE pode ser feita gratuitamente tanto pelo portal do Poupatempo como pelo aplicativo Poupatempo Digital, disponível para os sistemas Android e iOS de dispositivos móveis.