A Microsoft revelou novas versões de seu mecanismo de busca Bing e do navegador Edge que tiram proveito da próxima geração de modelos de inteligência artificial OpenAI em um movimento que promete aumentar a concorrência com o rival Google no mercado de buscas.
"É um novo dia para a pesquisa", disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em um evento realizado na terça-feira na sede da empresa. "Uma corrida começa hoje em termos do que você pode esperar."
O "novo Bing", como a Microsoft o descreve, está disponível em pré-visualização limitada a partir de hoje. A Microsoft anunciou o que descreve como quatro avanços técnicos que sustentam uma nova experiência de pesquisa baseada em IA:
O Bing agora está sendo executado em um novo modelo de linguagem OpenAI de última geração, mais poderoso que o chatbot ChatGPT e projetado para pesquisa.
Um novo "Modelo Prometheus" permite que o Bing melhore a relevância, anote respostas, forneça resultados mais recentes, entenda a geolocalização e melhore a segurança.
Há melhorias no principal mecanismo de classificação de pesquisa, com a IA criando o maior salto de relevância em anos, de acordo com a empresa. A experiência do usuário combina pesquisa com IA, bate-papo e outros recursos.