O Cuto Total de Propriedade (TCO) de uma infraestrutura nativa na nuvem é de US$ 5,6 milhões, em média, e projeto pode demorar 18 meses. Esta é a conclusão do estudo "Cloud-Native Development Report: The High Cost of Ownership", lançado nesta quinta-feira, 16, pela OutSystems.
Para calcular o TCO de uma infraestrutura de desenvolvimento de aplicações cloud-native, a empresa analisou os custos acumulados ao construir as primeiras aplicações nessa nova plataforma. O relatório inclui também uma análise detalhada da construção de uma equipe com os conhecimentos necessários. O TCO é decomposto em duas fases:
• Fase 1: Custos Ambientais das Infraestruturas – Em média, as empresas gastarão 2,7 milhões de dólares de base nas suas infraestruturas cloud-native. Estes custos incluem a arquitetura, construção, gestão, manutenção e dimensionamento de toda estrutura. Os custos associados a ferramentas e serviços correspondem a 21% desta fase. Devido à complexidade, a contratação e a integração de peritos cloud-native na equipe também contribuem para o elevado custo. Isto, juntamente com o custo salarial, equivale a 79% do custo total desta fase.
• Fase 2: Custos de Desenvolvimento de Aplicações – Em média, as empresas gastarão 2,9 milhões de dólares na construção das suas primeiras aplicações nesta nova infraestrutura. Estes custos representam uma linha temporal de desenvolvimento de aplicações de 12 meses – uma estimativa conservadora – e o esforço necessário para construir aplicações com a codificação tradicional, bem como a expansão e manutenção da infraestrutura subjacente para apoiar essas novas aplicações cloud-native. Estes custos incluem a formação e requalificação de programadores internos.
A natureza dispendiosa da primeira fase da deriva em parte dos custos de contratação e de integração que está por trás da construção de uma equipe com tais competências especializadas. Kubernetes, microsserviços, arquitetura de serviços nativos da nuvem, CI/CD e DevSecOps estão entre as competências mais difíceis de se contratar e exigem salários mais elevados. Os custos backend da contratação de talentos, tais como a procura em agências/profissionais de recrutamento e o tempo gasto para entrevistar e apoiar novas contratações também vão contribuir para um elevado custo total. A contabilização dos demais custos da Fase 1 é a quantidade de esforço – mesmo depois de uma equipe de peritos ter sido reunida – necessário para integrar as dezenas de novos serviços e tecnologias, a fim de montar toda infraestrutura de tempo de execução.
"As aplicações cloud-native têm vantagens claras sobre softwares antigos. Elas respondem mais rapidamente ao mercado, oferecem uma melhor experiência ao usuário e proporciona uma escalabilidade e resiliência superiores", disse Patrick Jean, CTO da OutSystems. "Mas esta mudança representa também uma revisão de todo processo tradicional de desenvolvimento de software – processo que a maioria das empresas não está equipada para gerir. O low-code de alto desempenho oferece uma forma de acelerar dramaticamente todo o processo, bem como em reduzir a pressão sobre os programadores e minimizar o custo total global de propriedade".
O relatório analisa os recursos necessários para integrar Kubernetes, ferramentas cloud-native e microsserviços, e determina o verdadeiro custo das competências especiais e infraestruturas necessárias para alcançar o estatuto de cloud-native. Tanto o ambiente de infraestruturas como os custos de desenvolvimento de aplicações são cobertos na determinação do custo total de propriedade (TCO). O relatório considera variáveis como a dimensão da empresa, competências internas, país onde as equipas são contratadas, modelos de funcionamento das equipas e a complexidade da carteira de aplicações a serem modernizadas.
Globalmente, o modelo TCO, as ferramentas e serviços de infraestrutura, os recursos necessários para cada fase e os custos associados foram concebidos e calculados por peritos internos e validados por analistas da indústria e vários clientes que passaram pelo processo de adopção do desenvolvimento nativo das nuvens.