O IBM Global Financing (IGF), financiadora projetos de tecnologia a clientes da companhia, registrou um aumento no ano passado de 31,7% no volume de financiamento no Brasil, totalizando US$ 424 milhões. ?O bom desempenho se deve à preocupação das empresas em ter cada vez mais uma excelente infra-estrutura para oferecer melhores serviços aos seus clientes. O Banco IBM também é uma opção para que pequenas e médias empresas modernizem seu parque tecnológico?, disse Joel Formiga, diretor executivo do Banco IBM.
Atualmente, com quase 200 clientes no país, o banco já havia contabilizado US$ 322 milhões de empréstimos em 2005, um aumento de 29% na comparação com o período anterior, quando a divisão foi criada. Com uma base global de ativos de aproximadamente US$ 34 bilhões, e atendendo a 125 mil clientes em mais de 40 países, o Banco IBM financia projetos de tecnologia que incluem serviços, além do leasing de produtos.
Um dos principais financiamentos realizados no ano passado pelo Banco IBM foi pata a Embratel, no valor de US$ 95 milhões. O contrato possibilitou à operadora alavancar sua estratégia de investimentos em capital a custos baixos, repassando esse benefício aos seus clientes com novos serviços de telefonia local e de longa distância, voz, transmissão de dados em alta velocidade, internet, comunicação de dados via satélite e redes corporativas.
Ao todo, o IGF oferece três linhas principais de negócios: financiamento a clientes, que inclui desde simples arrendamentos mercantis até transações complexas e personalizadas; financiamento comercial, capital de giro para financiar inventário e contas a receber de parceiros comerciais e fornecedores de tecnologia; e serviços mundiais de recuperação de ativos, por meio do qual recicla, restaura e revende tecnologia, peças e equipamentos usados, provenientes de arrendamentos ou recomprados de clientes.
Além do Banco IBM, o IGF também criou no Brasil, em 2002, um centro de excelência de serviços, sediado no Rio de Janeiro, que presta serviços para os Estados Unidos e Canadá no segmento administrativo. Também há serviços nas áreas de crédito, preços, finanças e contabilidade para o Brasil e alguns países da América Latina.