A Vocal, uma das principais concessionárias Volvo da América Latina, optou pela plataforma Microsoft para substituir sua antiga infra-estrutura, que contava com sistemas Netware e Linux. O ambiente de TI da empresa era composto por servidores de rede e arquivos que utilizavam o Netware, da Novell, e um sistema Linux que trabalhava com firewall e proxy. Os serviços de correio eletrônico eram prestados por um provedor externo.
"Os sistemas separados dificultavam o gerenciamento e exigia que tivéssemos profissionais de diversas especializações", conta Wladimir Ribeiro, gerente de TI da Vocal.
Com a padronização do ambiente TI com a plataforma Microsoft, foi possível a criação de uma intranet, com o Microsoft SharePoint Services 3.0, o que tornou a comunicação entre as áreas e o compartilhamento de documentos mais eficientes, diminuindo a utilização de fax e malotes. E processos como, análise de créditos e solicitação de compras também se tornaram mais ágeis.
"Com a nova ferramenta, a Vocal pode aperfeiçoar processos de compra, ganhando com aquisição em volume", explica Ribeiro.
A Vocal tinha duas opções: a unificação de seu ambiente de TI com plataformas Microsoft ou adoção de sistemas de código aberto. Realizar manutenção dos servidores Netware já havia sido descartada, já que não eram compatíveis com o hardware adquirido pela empresa para renovação do parque de equipamentos.
Foi realizado um comparativo dos custos dos softwares e serviços agregados, e a ferramenta da Microsoft apresentou preço equivalente ao do Linux. O critério para a escolha da Microsoft foi contar com um único fornecedor, "Com a plataforma Microsoft, passamos a contar com um único fornecedor que garante serviços de qualidade e suporte", complementa Ribeiro.
Segundo o executivo, o principal objetivo era padronizar o ambiente para, assim, facilitar o gerenciamento e reduzir custos.
Na matriz da Vocal, foram instalados o Microsoft Windows Server 2003 como servidor e o Microsoft Internet Security and Acceleration (ISA) Server 2004 como firewall. Pela rede WAN da Vocal, todos os funcionários terão serviços de correio eletrônico e colaboração baseados no Microsoft Exchange Server 2003 SP2.
Os benefícios também puderam ser observados na produtividade dos funcionários. A agenda integrada e a lista de tarefas, utilizando o Exchange, substituíram os telefonemas e os e-mails que eram usados para marcar reuniões e compromissos de trabalho.