O governo estadual do Rio de Janeiro quer, ainda este ano, expandir o uso do SMS como forma de comunicação com os cidadãos. Confirmação de agendamento de consultas em hospitais estaduais e acompanhamento de processos como abertura de firma, solicitação de aposentadoria e contestação de multa de trânsito são apenas algumas das informações que poderão ser passadas via mensagem de texto para os cidadãos fluminenses já em 2009. Quem afirma é Paulo Cesar Coelho, presidente do Proderj, órgão do governo estadual que está à frente do projeto.
A ideia é inspirada na bem sucedida experiência que o Rio de Janeiro realizou na área de educação este ano. Na pré-matrícula, que é toda feita via internet, os pais dos alunos tinham a possibilidade de informar seu número de celular. Dos 225 mil que realizaram a pré-matrícula de seus filhos, 70% forneceram o o número telefone móvel. Para eles, houve um envio de confirmação da pré-matrícula por SMS. Por segurança, a confirmação também foi enviada por email e por carta. Mensagens de texto foram utilizadas também para a comunicação da data e do local da matrícula, assim como para alertar sobre documentação pendente do aluno. "Foram enviadas cerca de 500 mil mensagens de texto", relata Coelho. O serviço foi prestado ao governo pela Oi, que cuidou da contratação de um integrador.
Para os novos serviços via SMS o governo estadual ainda estuda como será o modelo de negócios. "Em alguns casos acho que é do interesse do cidadão pagar pelo serviço, como no acompanhamento de um processo de abertura de firma", comenta Coelho.
O executivo não soube informar quanto o governo pagou por SMS no projeto de alertas sobre a matrícula escolar, pois isso fico dentro do orçamento da secretaria de educação. Mas disse que com a ampliação dos serviços e o aumento do tráfego, com certeza haverá uma negociação por um preço unitário mais baixo que a média do mercado. Coelho lembra do exemplo do governo paulista, que conseguiu fixar um preço de R$ 0,09 por mensagem.
O executivo este presente nesta quinta-feira, 16, no evento "Cidades Digitais", realizado no Rio de Janeiro.
- Governo eletrônico