As vendas mundiais de PCs no primeiro trimestre totalizaram 63,46 milhões de unidades, uma queda de 7,1% na comparação com as 68,27 milhões comercializadas em igual período do ano passado, segundo dados da IDC. O resultado, entretanto, foi melhor do que o declínio de 8,2% previsto inicialmente pela consultoria.
Segundo a IDC, mesmo com o agravamento da crise e com a preocupação dos consumidores em relação a recessão econômica, o mercado de PCs se mostrou um pouco mais resistente nos primeiros três meses do ano em relação aos trimestres anteriores.
A consultoria observa que a demanda por computadores portáteis (notebooks e netbooks) e a queda nos preços, alimentada principalmente pelos netbooks, têm contribuído para minimizar a retração das vendas.
De acordo com a IDC, após um levantamento de estoque em toda a cadeia de abastecimento,a produção de ficar mais estável ao longo dos próximos dois trimestres, com o crescimento retornando perto do fim do ano.
Na disputa pelo mercado, a líder HP aumentou sua participação para 20,5% no primeiro trimestre, ante 18,5% em um ano antes, com a venda de 13 milhões de unidades, 2,9% a mais na comparação com igual período de 2008.
A Dell manteve o segundo posto no ranking, mas registrou uma queda acentuada de 16,9% no volume de embarques, os quais somaram 8,65 milhões de unidades. Com isso, a fabricante americana viu seu market share cair para 13,6%. Em terceiro lugar, a Acer vendeu 7,3 milhões de PCs nos primeiros três meses do ano, alta de 6,8%, e respondeu por 11,6% do total comercializado no mercado.
Com um recuo de 8% nas vendas, que caíram para 4,42 milhões de PCs, a Lenovo manteve sua participação em 7%. Já a Toshiba voltou a apresentar forte crescimento, de 11,6%, com um total de embarques de 3,44 milhões de unidades e market share de 5,4%.
- Queda menor