Depois de a IBM ter anunciado a desistência de comprar a Sun Microsystems, há cerca duas semanas, a fabricante de servidores voltou atrás e agora diz que está disposta a retomar as negociações, desde que a Big Blue se comprometa mais com a compra, segundo fontes próximas às empresas ouvidas pelo site Bloomberg News.
Segundo analistas, a compra da Sun ajudaria o CEO da IBM, Steve Palmisano, a acelerar as vendas da empresa no segmento de servidores de internet, dando à companhia o controle de cerca da metade do total movimentado pela indústria. Com a compra, a IBM também se consolidaria como líder da indústria de servidores, com participação de 42% no mercado mundial.
Quando anunciou a recusa da oferta, o CEO da Sun Jonathan Schwartz era a favor de um acordo, mas acabou votando contra por causa do preço oferecido ter sido considerado muito baixo pelos membros do conselho de administração da empresa.
Na época, a IBM retirou a oferta de compra de US$ 9,45 por ação alegando que a Sun tinha quebrado o acordo de negociação exclusivo. Esta, por sua vez, declarou que rejeitou a oferta porque não havia garantias de que a IBM continuaria com a compra caso órgãos reguladores americanos colocassem obstáculos ao negócio (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Tanto o porta-voz da Sun, Shawn Dainas, quanto o da IBM, Edward Barbini, se recusaram a comentar o assunto com a reportagem da Blooberg News.
- Decisão revista