A Prefeitura de São Paulo, primeira do país a assinar convênio para implantação do programa "Cidade Livre de Pirataria e do Comércio Ilegal" com o Ministério da Justiça, montou um grupo de trabalho para o desenvolvimento e fortalecimento de ações de combate à pirataria na capital, sob o comando da Secretaria de Segurança Urbana.
Além de diversas secretarias municipais e da GCM (Guarda Civil Metropolitana), participam do grupo de trabalho o Ministério Público de São Paulo, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Instituto ETCO, FNCP, Grupo de Proteção à Marca, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Unidos em uma grande articulação entre o setor público e o setor privado, o grupo desenvolverá ações institucionais, operacionais e de comunicação.
A Prefeitura já prepara a divulgação dos primeiros dados positivos das ações, incluindo o grande aumento nas apreensões de mercadorias irregulares, a redução de crimes como roubos e furtos na região central da cidade e o balanço das alternativas de trabalho oferecidas aos comerciantes irregulares.
- Programa