FCC absolve Google em ação por quebra de privacidade no Street View

0

A Federal Communications Commission (FCC), órgão regulador das telecomunicações nos Estados Unidos, decidiu absolver o Google em um processo aberto em 2010 para investigar o Google Street View, serviço que tira fotos panorâmicas de cidades e as disponibiliza na internet. A empresa estava sob averiguação por suposta quebra de privacidade ao rastrear e coletar dados de conexões Wi-Fi durante a realização dos percursos por um automóvel equipado com câmera.

Mesmo absolvido, o órgão aplicou multa de US$ 25 mil à companhia por “deliberadamente impedir e atrasar a investigação”. De acordo com a FCC, por vários meses o Google não forneceu os e-mails solicitados para andamento da ação, tampouco se dispôs a identificar o engenheiro responsável pelo projeto. “O nível de colaboração do Google com nosso projeto ficou bem abaixo do que esperamos e exigimos”, afirmou o órgão, em nota. O gigante das buscas ainda pode recorrer da multa.

Os investigadores concluíram que o Google não violou nenhuma lei porque rastreou apenas conexões não encriptadas, logo, abertas a qualquer tipo de operação. Além disso, a companhia nunca acessou ou utilizou os dados coletados.

Marca Gmail

O Google anunciou nesta segunda-feira, 16, um acordo com a empresa alemã Giersh para uso da marca Gmail no país. Desde o lançamento de seu serviço de e-mails, o gigante das buscas era obrigado a oferecer a terminação @googlemail.com a seus usuários na Alemanha, pois a marca pertencia a Giersh.

Um acordo de transferência de marca foi firmado no dia 13 deste mês. As companhias não revelaram os termos do acordo. Há cerca de oito anos, a alemã propôs o pagamento de US$ 250 mil pelo uso da marca. O Google também não revelou se irá mudar os endereços naquele país para o tradicional @gmail.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.