A Vayon Insurance Solutions, disposta a tornar o microsseguro um negócio viável, lançou o Vayon Insurance Cloud – on.iCloud, o que segundo a empresa, é a primeira nuvem de serviços para o mercado de seguros, que entrega uma plataforma de software especializada no processamento (distribuição, captação, cobrança, comissão, atendimento ao cliente e gestão de sinistro) de microsseguros, seguros massificados e seguros populares.
O objetivo é atender às seguradoras com uma solução de ponta-a-ponta, com uma plataforma que entrega de forma integrada os processos de distribuição, captação, cobrança, comissão, atendimento ao cliente e gestão de sinistros. “Um produto configurado no on.iCloud já está pronto para ser comercializado pelos canais tradicionais (corretor, call center, comércio varejista e utilities) e por novos meios de distribuição (celular, Point of sale (PoS), PDV, Redes sociais e internet). O on.iCloud é uma solução em "nuvem", que abarca software, hardware, armazenagem, poder de processamento e administração, isto é, a companhia seguradora não necessita instalar, manter ou contratar nenhum hardware ou software adicional", diz o diretor de operações da Vayon, Wladimir Chinchio.
A remuneração pela utilização da plataforma está baseada em fee por transação, isto é, não há custo de implantação e manutenção da plataforma; a seguradora só paga quando efetuar o processamento de seguro (uma venda ou cobrança dentro da plataforma).
“A eficiência e produtos, processos e sistemas inovadores são precondições exigidas para as seguradoras que planejam ter escala e lucro com operações do microsseguro. Habilitar novos canais de distribuição e atender a novos modelos de negócio (e-commerce, m-commerce, social commerce), além de estar próximo dos clientes e intermediários e estimular a educação financeira, são desafios que precisam ser vencidos pelo mercado”, acrescenta Chinchio.
As companhias seguradoras estão à procura de valor, além da mera redução de custos, buscam parceiros que conheçam o negócio, que além de suportarem modelos de serviços que ajudem o cumprimento de metas estratégicas compartilhem os riscos do negócio. “O microsseguro têm características exigentes de negócio e processos de TI devido a dois principais aspectos, o baixo valor dos prêmios e o alto volume de clientes. Estes dois aspectos exigem que o custo operacional dos processos principais seja reduzido drasticamente para tornar possível que a grande quantidade de apólices seja administrada de forma rentável”, finaliza o diretor. A plataforma on.iBusiness continua sendo comercializada pela empresa.