Embraer conquista CMMI 2 para software de missão crítica

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A Embraer obteve a certificação nível 2 do CMMI (Capability Maturity Model Integration), emitido pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI) da universidade americana Carnegie Mellon. O selo é resultado de um programa que a fabricante brasileira vem realizando desde o ano passado para aprimorar os seus processos de desenvolvimento e manutenção de software de missão crítica usados em aviões e estações de solo, entre outros.

A fabricante de avião começou a se preparar para obtenção do selo de qualidade em janeiro de 2005 com contratação da consultoria ISD Brasil. Os objetivos da Embraer eram melhorar os processos internos de cotação, planejamento e controle de projeto; aperfeiçoar o desenvolvimento de software; e obter vantagem competitiva na demanda de mercado e de clientes.

O alvo era uma área de desenvolvimento e manutenção de software embarcado para sistemas aviônicos e de missão e de software para estações de solo.

Os processos de software existentes foram mapeados e adaptados para atender aos requisitos da certificação CMMI. Atividades de gestão de projetos foram implementadas, incluindo um programa de medições que deu subsídios para acompanhamento do projeto e tomada de ações. Um processo de garantia de qualidade para software foi definido de forma independente da equipe de projeto.

Com o trabalho realizado para conquista do nível 2 do CMMI, a Embraer informa que passou a ter maior visibilidade da gestão de projetos; mais envolvimento do cliente por meio de canais bem definidos e melhor comunicação entre os participantes do projeto entre outros ganhos.

"A conquista do nível 2 do CMMI é extremamente importante pois trata-se do modelo de gestão de processo mais aplicado em todo o mundo. Só que o trabalho não acabou. Vamos atrás do nível 3", diz Emílio Matsuo, diretor de engenharia e desenvolvimento da Embraer.

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