Sete meses após ter anunciado a compra do controle da Vivax, a operadora de TV por assinatura e de internet em banda larga Net Serviços obteve nesta quarta-feira (16/5) autorização da Anatel para o negócio. Com isso, a Net inicia a segunda etapa do processo de aquisição, adquirindo as ações restantes da empresa BTVC, atual controladora da Vivax com 52,6% das ações ordinárias (ON).
O objetivo da operadora com a integração é ampliar a abrangência da rede de cabos, obter ganho de escala e melhorar o posicionamento perante os concorrentes. Hoje, a rede de cabos da Net atinge cerca de 7,2 milhões de domicílios. Somada à rede da Vivax, o total de domicílios cabeados subirá para 8,4 milhões. "A integração entre Net e Vivax vai potencializar as qualidades das duas empresas. Nosso foco é o crescimento. Vamos manter as operações que hoje são da Vivax e promover a melhoria dos serviços prestados e dos produtos", afirma Francisco Valim, presidente da Net Serviços.
Segundo informações mais recentes, as duas empresas juntas ultrapassam o número de 2,2 milhões de clientes de TV por assinatura, 984 mil clientes de banda larga e 257 mil clientes de telefonia fixa. Hoje, a Net está presente em 44 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e no Distrito Federal. Com a união, passará a atuar em mais 34 cidades, que ampliam a atuação da empresa nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de incluir o Amazonas.
Com a aquisição, a participação da Net no mercado de TV por assinatura passará de 39% para 46%. No mercado de banda larga, a empresa terá um crescimento de dois pontos porcentuais, passando de 13% para 15%. Em receita líquida, a aquisição da Vivax representará um crescimento de 16% para a Net. A estrutura de controle da companhia não será alterada, permanecendo a Globo como controladora.