Google inicia projeto para desenvolver modelo de busca universal

0

O Google anunciou nesta quarta-feira (16/5) o início de um projeto para desenvolver um modelo de busca universal que visa oferecer ao usuário uma forma de busca e de visualização on-line mais integrada e compreensível. A companhia também apresentou um layout atualizado da sua página na web e novas ferramentas de navegação que a tornam mais fácil e rápida para auxiliar os usuários a localizar a informação que estão procurando.

?Nosso foco sempre foi tornar a experiência de busca do usuário o mais simples e objetiva possível,? disse Marissa Mayer, vice-presidente de produtos de busca e experiência do usuário do Google. ?O objetivo principal da busca universal é romper os silos que armazenam as informações que existem na web e fornecer a melhor resposta toda vez que o usuário digitar sua pesquisa.? ?Temos ainda muito caminho a percorrer, mas os anúncios feitos hoje já representam um grande passo nessa direção,? finaliza a executiva.

A proposta do Google para a busca universal é pesquisar todas suas fontes de conteúdo, comparar e exibir toda a informação em tempo real e entregar um pacote de resultados de busca único e integrado que ofereça ao usuário exatamente o que ele procura.

A partir de hoje, a companhia vai agregar informações de um grande número de fontes previamente selecionadas ? como vídeos, imagens, notícias, mapas, livros e websites ? em um único conjunto de resultados. Inicialmente, os resultados da busca universal poderão ser sutís. Com o tempo, no entanto, os usuários irão perceber a inclusão de outros tipos de conteúdo complementar nos resultados de suas buscas, à medida que a empresa for evoluindo na direção de poder entregar uma experiência de busca realmente completa. Por exemplo, alguém que esteja procurando informações sobre o personagem Darth Vader, de Guerra nas Estrelas, provavelmente está interessado em todas as informações relacionadas ao personagem e ao ator ?? não apenas páginas da internet que citam o filme.

Agora, o Google vai exibir um único pacote misto de resultados de busca que inclui uma paródia humorística do filme, imagens do personagem, notícias sobre os mais recentes filmes de Lucas, além de websites com conteúdo focado no ator Earl Jones ? todos em uma lista por ordem de relevância. Os usuários não precisarão mais usar as diversas ferramentas de busca do Google para encontrar essa grande variedade de informações sobre o tópico da busca.

O Google também está em processo de desenvolvimento de uma nova infra-estrutura técnica que, segundo a empresa, vai permitir que o mecanismo de busca consiga lidar com as intensas tarefas necessárias para produzir os resultados de busca universal. A empresa também está divulgando a primeira etapa de um mecanismo de ranking aprimorado que compara diferentes tipos de informação de forma automática e objetiva. Os resultados de buscas do Google são exibidos em ordem de relevância automaticamente por algoritmos para oferecer os melhores resultados para os usuários em qualquer lugar do mundo.

?O Google continua a se concentrar em melhorar a qualidade da busca,? disse Udi Manber, vice-presidente de engenharia da empresa. ?O nível e velocidade da inovação na busca no Google aumentou. Ela é baseada em algoritmos e não é transparente para o usuário. Os usuários só vêem os resultados mais precisos, com mais freqüência, num maior número de idiomas, que é a nossa meta principal.?

Novas ferramentas de navegação

Novos links de navegação gerados dinamicamente foram colocados acima dos resultados de busca para sugerir informação adicional que é relevante para a pesquisa do usuário. Por exemplo, uma busca por ?jibóia? agora vai criar links para o Google Blog Search, Google Book Search, Google Groups, Google Code, para que o usuário saiba que há informações complementares sobre sua pesquisa em cada uma dessas áreas. Como resultado, os usuários podem encontrar uma vasta gama de informações sobre o tópico pesquisado, incluindo tipos de informações que eles podem não ter considerado no início de sua pesquisa.

A página principal do Google e algumas aplicações também foram atualizadas com uma nova barra de navegação para facilitar o acesso aos produtos mais conhecidos do Google. Agora, em vez de os links aparecerem acima da caixa de buscas da página do Google.com, os usuários poderão ver uma barra de navegação no topo, do lado esquerdo da página, com várias propriedades de busca do Google e produtos conhecidos como o Gmail, Google Calendar, Google Docs e Spreadsheets, e Picasa.

O Google também anunciou uma nova versão experimental de seu conhecido serviço de busca chamado Google Experimental, disponível no Google Labs. Esse novo site de testes oferece aos usuários a oportunidade de pôr à prova alguns dos últimos experimentos de busca e inovações e dar feedback ao Google. Uma das primeiras experiências a ser colocada no site permite que os usuários vejam os resultados de suas buscas em um mapa ou uma linha do tempo. Por exemplo, quando alguém procurar por ?Albert Einstein? no Google Experimental, ele pode escolher ver os resultados em um mapa que mostra as localidades citadas em páginas da web sobre Albert Einstein ou em uma linha do tempo que ilustra a vida de Albert Einstein.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.