A Accenture, empresa global de consultoria, tecnologia e outsourcing, fechou uma parceria com a Anheuser-Busch InBev (AB InBev), cervejaria controladora da brasileira AmBev, para um projeto piloto de merchandising digital destinado a melhorar a eficiência de vendas em lojas de varejo. O projeto já funciona em 55 lojas da Rússia e, após o período de teste, o modelo de negócio será analisado para possível implementação em outras geografias. O valor do contrato não foi revelado.
De acordo com os termos do contrato, a Accenture será responsável por coordenar serviços de merchandising digital para garantir acesso a dado de reposição e estoque dos produtos no ponto de venda. O projeto visa reduzir o estoque e aumentar a eficiência.
A Accenture Digital Merchandising Service, segundo a empresa de consultoria, é uma solução personalizada que auxilia o cliente a melhorar o desempenho nas lojas, pois permite a visualização rápida e segura das mercadorias nas prateleiras. Fotos digitais dos produtos e preços são coletados e monitorados continuamente, o que forma indicadores de performance, com base em softwares de mobilidade e análises de mercado. Assim, o cliente recebe informações quantitativas e qualitativas em tempo real, o que permite a tomada de decisão de forma mais rápida e eficiente.
"Este programa piloto ajudará a AB InBev a entender melhor como podemos usar técnicas de merchandising digital para aprimorar o desempenho de vendas", diz Felipe Franco, vice-presidente de serviços de informação e negócios da AB InBev. "A nossa visita ao Centro de Inovação da Accenture em Milão nos ajudou a moldar a nossa estratégia para lidar com novos desafios", completa.
"A AB InBev identificou o merchandising digital como uma área na qual é possível desenvolver crescimento e eficiência. Dados integrados geram aumento de vendas ", diz Marco Spaziani Testa, que lidera a prática de bens de consumo da Accenture na Europa Central e Oriental. "Esse projeto piloto é um exemplo de foco e inovação da AB InBev, que tem como objetivo proporcionar um melhor serviço aos seus consumidores", afirma.
- piloto de merchandising digital