Leroy Merlin adota novo sistema de emissão de etiquetas de preços

0

Aumentar a disponibilidade de produtos para os clientes e eliminar qualquer possibilidade de erro na precificação de seus produtos são algumas das vantagens obtidas pela Leroy Merlin, empresa do mercado de varejo de construção, após adotar o uso de terminal de radiofreqüência para a conferência e emissão das etiquetas de preço contidas em seus produtos.
O projeto faz parte das atividades desenvolvidas pela Sonda Procwork, que instalou um Núcleo de Serviços na central administrativa da empresa para atender toda a demanda da rede de home centers, que compõe 20 lojas, sendo cada uma delas responsável pela comercialização de mais de 65 mil itens.
Segundo o diretor de TI da Leroy Merlin, Anderson Cunha, uma das diretrizes da empresa é manter 100% dos preços de seus produtos atualizados, visto que diariamente os valores sofrem alterações devido a inúmeros fatores, como concorrência, estratégia comercial e mudança nas alíquotas dos impostos, como é o caso da redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para material de construção, entre outros fatores.
"Essas intervenções exigem que todos os dias cada gerente de setor emita as etiquetas de preço dos produtos sob sua responsabilidade e faça a troca das mesmas nas respectivas sessões. Como uso do dispositivo de rádiofrequência, o colaborador aproxima o terminal do código de barras, ou 2D, contido na etiqueta fixada nas prateleiras e o sistema faz a comparação dos valores. Caso haja alguma divergência, uma nova etiqueta é emitida", explica Cunha.
O processo, além de otimizar o tempo de conferência, reduz a emissão desnecessária de etiquetas, pois nem todos os produtos sofrem alterações diárias. E esta medida, além de impactar no custo, evita o desperdício de papel, contribuindo para as ações ecológicas da rede.
O dispositivo também auxilia na gestão dos itens disponíveis nas lojas, pois permite ao gestor de cada sessão que aponte os produtos que estejam faltando nas prateleiras, o que garante a diminuição de compras erradas e perdas de mercadoria, assim como aumenta a disponibilidade de itens para o cliente.
Outras duas iniciativas com os equipamentos estão sendo adotadas pela rede varejista. São elas o "papa fila" e o drive thru, que agilizam o atendimento de seus clientes. No papa fila, o dispositivo móvel escaneia os itens contidos nos carrinhos dos clientes para agilizar o pagamento nos caixas. Já o drive thru, serviço disponível nas lojas do Morumbi e Marginal Tietê, em São Paulo, assim como em Contagem, em Minas Gerais, o cliente não precisa entrar na loja para realizar suas compras. Tudo é feito através do terminal diretamente no setor de retirada de mercadorias.
Segundo Cunha, além deste projeto, a Leroy Merlin contabiliza ganhos reais com a terceirização da área de desenvolvimento da Sonda Procwork. "Passamos a obter a facilidade de aprimorar nossos processos com liberdade, criando novos projetos que apóiam nossa rotina, que antes era limitada por conta do uso específico do ERP (Enterprise Resource Planning) utilizado pela corporação", comenta o executivo.
Para Ricardo Barone, diretor sênior da Sonda Procwork, a estratégia da Leroy Merlin de terceirizar o desenvolvimento de projetos baseados no uso da TI demonstra a flexibilidade que este modelo oferece para atender diferentes demandas. "Mais do que isso, o processo auxilia as empresas de setores dinâmicos, como é o caso do segmento varejista, a inovarem seu dia a dia de forma a atender não somente à demanda da organização, como também trazer benefícios aos clientes", conclui Barone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.