PTC tem novo release do Windchill

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Por meio de um webcast especial, a PTC – Parametric Technology Corporation – lançou oficialmente na terça-feira (10/05) a versão 10.0 do Windchill, sua solução de PLM (Product Lifecycle Managment) cuja pesquisa e desenvolvimento demandaram investimentos da ordem de US$ 100 milhões, maior valor já empregado pela companhia em uma nova versão de produto.
Jim Heppelmann, presidente e CEO da PTC, iniciou a apresentação lembrando que ele próprio acompanhou a evolução dessa solução, desde a sua primeira versão lançada em 1998, quando a PTC adquiriu a empresa Windchill Technology, e que na época era praticamente um PDM (solução para gerenciamento dos dados de produtos), ou na verdade um tool kit utilizado apenas por engenheiros, projetistas e profissionais altamente qualificados. Com o passar dos anos, a ferramenta incorporou novas funcionalidades e se tornou uma solução de PLM, 100% baseada na web e amigável para os diversos perfis de usuários de uma organização.
"O sucesso foi obtido não apenas pela paixão que nosso time de mais de dois mil desenvolvedores têm pela inovação, mas também porque soubemos dar aos usuários o que eles necessitavam, ou seja, uma plataforma de colaboração", salientou Heppelmann. Na versão 10.0 foram feitas muitas melhorias, segundo o executivo, a começar pela interface mais amigável, permitindo a customização para cada perfil de usuário com apenas alguns comandos e uso do mouse. "Os negócios são dinâmicos e por isso a tecnologia tem que acompanhar esse ritmo no mesmo compasso", justificou Heppelmann.
Brian Shepherd, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da PTC, complementou o raciocínio do CEO lembrando que atualmente os produtos estão mais complexos, assim como seu desenvolvimento que, na maioria dos casos, é feito por equipes espalhadas em diversos países do mundo. "As empresas enfrentam vários desafios para lançar novos produtos no menor tempo possível e com qualidade. E o desenvolvimento de produtos requer que vários departamentos trabalhem de forma colaborativa e com dados atualizados, o que só é possível com uma plataforma que permita esse grau de colaboração", destacou.
Shepherd e vários outros executivos da PTC, como Jane Watchutka, Bill Berutti, Will Kohler, Sumant Mauskar e Howard Heppelmann, se revezaram para apresentar os três pilares nos quais a versão 10.0 do Windchill se apoia: Do More – permitir ao usuário trabalhar com a informação que necessita, relativa ao ciclo de desenvolvimento do produto, tendo acesso a arquivos em qualquer formato (seja MCAD, Word, planilhas, etc) de modo que os profissionais de diversos departamentos conversem e troquem dados entre si; Know More – foco na análise de tudo o que está relacionado ao produto (incluindo questões de sustentabilidade e conformidade com as legislações ambientais) e também com a qualidade, especificamente para minimizar ou mesmo eliminar recalls; e Get More – capacitar os usuários a agregar maior valor aos produtos e ampliar seus conhecimentos, incentivados pela facilidade de utilização de todos os recursos propiciados pela ferramenta.
Na avaliação de Helio Samora, diretor da PTC para América Latina, a interface da nova versão tornou o Windchill ainda mais acessível aos profissionais de todas as áreas e especialmente aos de marketing, comercial e administrativo. "Lembro que as primeiras versões exigiam profissionais altamente qualificados. Era preciso ter muito conhecimento técnico e de informática para operar a ferramenta. Mas hoje, qualquer profissional pode utilizá-la porque o Windchill englobou e soube explorar muito bem o conceito da maior plataforma de colaboração que é a Internet", explicou o executivo. Além disso, na versão 10.0 foram incluídos novos módulos, entre os quais um específico para calcular as emissões de carbono, e outro voltado para análise de todos os custos relacionados ao desenvolvimento de cada produto, com base na lista de materiais e nos processos de fabricação. "
Samora acredita que as novas funcionalidades do Windchill 10.0 irão contribuir para impulsionar a sua adoção pelas empresas de diferentes ramos e portes. "Nos EUA o Windchill já responde por 50% do faturamento da PTC. No Brasil, nosso carro-chefe ainda é o Pro/ENGINEER (atual Creo Elements/Pro), mas o percentual de participação do Windchill passou de 5% em 2008 para 30% em 2010 e deverá aumentar ainda mais em 2011", completou Samora.

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