Levantamento divulgado nesta quarta-feira, 16, pela comScore, de acordo com dados apurados pelo Ad Metrix – serviço que fornece informações detalhadas sobre onde os anúncios aparecem online, a composição demográfica do público alcançado e as métricas tradicionais de publicidade –, revela que no primeiro trimestre foram exibidos 190,5 bilhões de anúncios ao público brasileiro na internet. A estimativa da consultoria é de que neste ano sejam gastos R$ 2 bilhões com publicidade online no país, cifra 20% maior que a registrada em 2011.
Somente em março foram contabilizados 66 bilhões de impressões de anúncios na internet no país, mais do que na Alemanha, com 63 bilhões de impressões, e quase igual ao Reino Unido, onde foram impressos 68 bilhões de anúncios. As lojas virtuais de calçados Dafiti e a Netshoes lideraram o ranking dos cinco maiores anunciantes em termos de impressões, com 2,7 bilhões e 2,2 bilhões de impressões, respectivamente. Em seguida aparecem a Microsoft, com 893 milhões de anúncios impressos, o Google, com 717 milhões, e o Netflix, com 665 milhões de impressões.
Com relação aos maiores veículos de publicidade online no Brasil, o Facebook lidera com 25,4% de participação de mercado e 16 bilhões de impressões de anúncios, seguido pelos sites Globo.com, com 14,5% de market share e 9,6 bilhões de impressões e UOL, com 12,4% de participação e 8,1 bilhões de anúncios impressos.