O Globo.com tem hoje a terceira maior audiência da internet móvel no Brasil, perdendo apenas para Google e Facebook. Em segmentos específicos, como notícias e esportes, ocupa a primeira posição, com os sites G1 e Globoesporte.com, respectivamente. Entre janeiro e abril deste ano, 27 milhões de pessoas acessaram sites do Globo.com através de celulares e smartphones, o que representa, grosso modo, um terço das pessoas que usaram a internet no Brasil nesse período, afirmou David Lindgren, head de planejamento estratégico e mobilidade da Globo.com, que participou nesta quinta-feira, 16, do Tela Viva Móvel, em São Paulo.
O bom desempenho é fruto de uma iniciativa da empresa, que ao longo do ano passado adaptou seus 27 sites para visualização em celulares e smartphones. Foram desenhadas quatro versões de cada website, para se adequar aos diferentes formatos de aparelhos. Entre janeiro e abril deste ano, o Globo.com acumulou 1 bilhão de page views, 250 milhões de visitas e 30 milhões de visitantes únicos através do mobile (este último número inclui 3 milhões de usuários de fora do Brasil, daí a diferença para os 27 milhões citados anteriormente). A média mensal mobile do portal atualmente é de 245 milhões de visualizações de página (page views), 61 milhões de visitas e 10 milhões de visitantes únicos. Esses números não incluem acessos por tablets. "A Internet móvel não é mais algo que está para chegar. Ela já chegou", disse Lindgren, durante sua apresentação.
O portal optou por trabalhar com site móvel em vez de app nativo para ter compatibilidade com qualquer celular. O desenvolvimento foi terceirizado, com a contratação de duas empresas que tinham expertise com grupos de mídia internacionais, como BBC, New York Times e Bloomberg.