A facilidade de uso dos meios digitais, associada ao perfil dos correntistas, faz com que eles tenham um comportamento cada vez mais virtualizado, o que expande significativamente o volume de transações por mobile e internet banking no país. Diante deste cenário, a SAP enxerga mais uma oportunidade de ampliar seu portfólio para o segmento financeiro, com uma nova solução baseada na plataforma SAP Hana.
Tonatiuh Barradas, vice-presidente da SAP da América Latina para o segmento de bancos, revelou durante o SAP Sapphire Now 2013, principal evento anual da companhia, realizado em Orlando, na Flórida, que pretende trazer ao mercado brasileiro um modelo de análise preditiva, pioneiro em bancos na Austrália. Com ele, as instituições poderão, através da captura de dados memorizados, analisar o comportamento do cliente e assim, oferecer serviços personalizados de acordo com cada perfil. "O projeto baseia-se no conceito multicanal, que hoje é um dos principais desafios dos bancos, em oferecer diversos canais para que o cliente escolha o mais adequado à sua necessidade na realização de transações bancárias", comentou.
A solução, que deve ser desenvolvida e comercializada ainda este ano no país, vai ao encontro, segundo o executivo, à emergência de uma nova classe média ainda não bancarizada, que está experimentando a facilidade da aquisição de PCs e dispositivos móveis. "A bancarização dessa nova classe social é uma grande oportunidade para que os bancos incrementem sua receita e melhorem sua eficiência operacional, outro desafio enfrentado pelo setor atualmente", pontuou Barradas.
Nos últimos quatro anos, o desempenho do segmento financeiro da SAP na América Latina apresentou crescimento de dois dígitos, sendo que em 2012, a venda de licenças de software para bancos expandiu mais de 100% em relação ao ano anterior. No Brasil, a receita da SAP com o setor financeiro cresceu 53% somente no primeiro trimestre. "Estamos investindo em projetos para o segmento bancário da América Latina mais do que em qualquer outra região", ressaltou o Co-CEO da SAP, Jim Snabe.
O projeto também está estritamente ligado à estratégia de mobilidade da SAP que, durante o evento, também lançou o SAP Mobile Secure, portfólio de produtos de gestão de mobilidade empresarial desenvolvido para garantir segurança a dispositivos, aplicações e conteúdo, e pode ser adquirido no modelo de software como serviço (SaaS). "Desenvolvemos uma opção para que os bancos também possam garantir a segurança de seus aplicativos", completou Mark Crofton, vice-presidente de mobilidade da SAP para América Latina e Caribe.
* A jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da empresa.