Análise de dados e métricas: uma forma de melhorar a automação de marketing

0

Na era da convergência digital, em que a tecnologia permeia a rotina de praticamente todas as pessoas ao longo do dia, é necessário pensar na automação de marketing. Mensagens automáticas de boas-vindas, e-mail marketing, promoções direcionadas, descontos na data do aniversário e lembretes sobre os itens do carrinho abandonado são algumas possibilidades garantidas pela inovação na área. 

Esses detalhes fazem as pessoas ganharem tempo e conquistarem experiências melhores, aperfeiçoando o relacionamento com o cliente e gerando mais valor aos negócios. Impulsionada pela pandemia de covid-19, a transformação digital segue crescendo expressivamente, e o mercado global de automação de marketing tem papel importante nesse fenômeno. 

Estão sendo promovidas soluções inovadoras que combinam a comunicação, a tecnologia e as vendas, facilitando a integração de diversos setores. Especialistas estimam que até 2027 o mercado global de automação de marketing chegará aos US$ 9,5 bilhões, a uma taxa de crescimento anual composta de 12,8% durante o período de previsão. De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Dinamize, 83,3% dos clientes que atuam com comércio eletrônico utilizavam alguma ferramenta de automação disponível na plataforma. 

Essas soluções estão se mostrando cada vez mais eficientes devido a um fator: análise de dados. O monitoramento de métricas e dados relevantes garante insights completos de oferta e procura dos serviços em momentos-chaves, favorecendo melhorias na tomada de decisões.

Construir uma base de dados é o caminho para o sucesso, pois permite agregar cada vez mais valor às experiências dos clientes, conquistar ganho financeiro expressivo e aumento permanente da base. 

Os dados podem (e devem) ser utilizados para melhorar a performance de uma companhia, além de garantir mais segurança e melhores estratégias no futuro. Confira a seguir algumas métricas que podem ser acompanhadas colocando em prática a automação de marketing. 

Leads e taxa de conversão:

leads são os visitantes do seu site ou blog que se interessaram por seu conteúdo ou por sua proposta de valor o suficiente para preencherem seus dados de contato em troca de algo – seja o download de um material, seja a assinatura de uma newsletter ou outros tipos de conteúdo. Essa é uma das principais métricas, pois indica justamente com quantas pessoas, de fato, é possível iniciar um relacionamento para futuramente converter em venda. É preciso observar o percentual de visitantes que convertem nas landing pages e se tornam leads. É o que chamamos de taxa de conversão. 

Campanhas de e-mail: também é importante estar atento às taxas de clique e de abertura de e-mail. Campanhas de e-mail marketing são estratégias fundamentais, utilizadas por qualquer empresa. É necessário medir a taxa de abertura, que mostra o percentual de pessoas que abriram determinado e-mail sobre o volume que recebeu aquela mensagem. A taxa de cliques, por outro lado, representa o percentual de pessoas que clicaram em determinado link do e-mail enviado sobre o número de todos que receberam o conteúdo. Acompanhar esse indicador ajuda a identificar o nível de engajamento da sua base de leads. 

Integração com CRM: a integração das ferramentas de automação com softwares de CRM (Customer Relationship Management) é relevante para qualificar a entrega dos leads do marketing para as vendas. Quando há integração, essa passagem acontece automaticamente de um software para o outro, com todos os dados e o histórico do lead com a empresa até o momento. Dessa maneira, o vendedor já pode abordá-lo com uma série de informações que otimizam o processo. 

Lívia Barreto, diretora de marketing da Dinamize.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.