Comércio via celular pode se tornar lucrativo, aponta estudo

0

Os pagamentos por meio de celulares entram pela terceira vez, em dez anos, na pauta das empresas de telecomunicações, instituições financeiras e de outras indústrias. Recentemente, houve alguns casos notáveis de sucesso do negócio no Japão, nas Filipinas e no Quênia, de acordo com a Booz & Company, consultoria de gestão.

Nos últimos anos, de acordo com a empresa, surgiram muitas iniciativas de empresas, governos e consórcios para estabelecer o comércio via celular, mas a maioria delas falhou. Já os casos de sucesso foram fortemente influenciados por condições únicas dos países. Por isso, a consultoria avalia que para essa modalidade de comércio deslanchar no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa são necessárias algumas condições específicas dos mercados.

?As condições para que o negócio dê certo no Brasil, nos Estados Unidos e nos países da Europa são a disposição dos consumidores de pagar pelas transações, condições econômicas favoráveis, investimento das empresas e infra-estrutura bancária que prescinda desse tipo de serviço?, cita Victor Koss, vice-presidente da Booz & Company na Inglaterra.

Normalmente, segundo ele, as operadoras de celulares têm tomado a dianteira desse processo de olho no aumento do volume de tráfego em suas redes e numa fatia das receitas provenientes dos pagamentos. ?Entretanto, os bancos e fornecedores de aplicativos não mostram tanto entusiasmo com essa nova modalidade de comércio, pois não conseguem, ainda, enxergar como lucrariam no processo?, afirma Koss.

No Japão, a identificação de necessidades e oportunidades de mercado foi o que tornou esse tipo de comércio um sucesso, diz o executivo. Ele explica que, além dos japoneses estarem familiarizados com novas tecnologias, e adotarem com facilidade serviços móveis, o pagamento via celular facilitou a compra de passagens para as pessoas que viajam com freqüência para trabalhar ou estudar em outras cidades ? situação muito comum no país.

Já no Quênia, Koss observa que o negócio deu certo porque muitas pessoas ainda não têm conta bancária e, por causa da ação de ladrões, é inseguro transportar dinheiro da zona urbana para a rural. Esses fatores geraram a demanda pelo serviço e apoiaram a consolidação do meio de pagamento. Nas Filipinas, o alto grau de familiaridade com os serviços de celulares e a necessidade dos filipinos, que moram fora do país, de remeterem quantias para as suas famílias garantiu a adoção da tecnologia.

O especialista acredita que, para que os pagamentos via celulares deslanchem no Brasil, ao menos uma das quatro condições abaixo devem ser atendidas:

? Empresas com determinação suficiente para investir na criação de massa crítica, sem a expectativa de obter taxas de atratividade no retorno;

? Subsídios governamentais ou de terceiros;

? Utilização de novas fontes de valor como, por exemplo, a próxima onda de aplicativos de ?proximidade pessoal?;

? Decisão dos bancos de forçar a adoção da tecnologia (como ocorreu com internet banking na década de 90).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.